Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » CUPRA Formentor VZ5 um carro, v√°rias formas de o sentir
CUPRA Formentor VZ5 um carro, v√°rias formas de o sentir

CUPRA Formentor VZ5 um carro, v√°rias formas de o sentir

Pode um carro ser perfeito para uma condução confortável, ir dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos numa pista de corrida, e subir facilmente uma encosta de terra batida de 70%? Colocámos à prova o CUPRA Formentor VZ5, o modelo mais potente da marca, com o piloto de corridas Jordi Gené ao volante, acompanhado pelo Responsável de Desenvolvimento de Veículos Completos no Centro Técnico na SEAT S.A., Christoph Vierling. Um carro com cinco modos de condução para sentir a emoção em todos os terrenos.

* Adrenalina pura.

Tudo pronto na grelha de partida do circuito Motorland (Espanha). Para sentir toda a pot√™ncia do CUPRA Formentor VZ5, Vierling d√° algumas indica√ß√Ķes a Jordi Gen√©: ‚ÄúSe queres arrancar muito depressa tens de usar o Launch Control. Liga o motor, escolhe o Modo CUPRA e coloca o ESC em sport, pressiona o trav√£o a fundo e depois o acelerador. Espera que suba a 4.000 rpm e liberta o trav√£o!‚ÄĚ. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. ‚ÄúSuper acelera√ß√£o! √Č um arranque espetacular, como se estiv√©ssemos numa corrida‚ÄĚ, comenta Gen√©.

* Do Comfort ao modo CUPRA.

‚ÄúCada modo de condu√ß√£o tem o seu pr√≥prio car√°ter‚ÄĚ, diz Vierling. ‚ÄúCom o Modo Comfort noto uma condu√ß√£o mais adaptada √† estrada, muito suave. Sinto que, gra√ßas ao Controlo Din√Ęmico de Chassis (DCC), o carro comporta-se de forma fiel ao mover do volante”, afirma Gen√©. A desportividade aumenta com o Modo Sport. ‚ÄúNeste momento pode-se sentir muito mais a resposta do acelerador e o controlo do amortecimento‚ÄĚ, acrescenta o respons√°vel do ve√≠culo completo. A mudan√ßa para o Modo CUPRA aumenta ainda mais essa sensa√ß√£o. ‚ÄúSinto imediatamente que a resposta do acelerador √© mais firme e a volta √© muito mais precisa‚ÄĚ, explica o piloto da CUPRA.

* Tecnologia para a liberdade total de condução.

A altera√ß√£o dos modos atrav√©s do infotainment ativa as configura√ß√Ķes predefinidas que ajustam o acelerador, a caixa de velocidades, a dire√ß√£o, e a resposta √† suspens√£o. Al√©m disso, podem ser regulados de forma evolutiva. ‚ÄúTemos a op√ß√£o de mudar diretamente de um modo para outro e, a partir do Modo Individual, eles podem ser regulados para serem capazes de estabelecer um ponto interm√©dio‚ÄĚ, explica Vierling. ‚ÄúDesta forma, o condutor pode personalizar os modos e colocar, por exemplo, num modo entre o Sport e o CUPRA. Assim, pode adaptar-se a diferentes terrenos para os desfrutar ao m√°ximo e decidir que sensa√ß√Ķes quer viver em cada momento‚ÄĚ, acrescenta.

* Todo o controlo nas m√£os do piloto.

E chega o momento de experimentar o modo mais desportivo deste modelo, o Drift. Exclusivo do CUPRA Formentor VZ5, embora a sua utiliza√ß√£o seja indicada apenas para condu√ß√£o em estrada fechada. ‚ÄúDeve confirmar atrav√©s do infotainment que est√° num circuito‚ÄĚ, diz Vierling. A partir desse momento o controlo eletr√≥nico de estabilidade fica completamente desligado. Para o piloto Jordi Gen√©, √© a experi√™ncia mais pr√≥xima de conduzir um dos seus carros de corrida. ‚ÄúUau, √© incr√≠vel! Sinto-me como uma crian√ßa. Ao us√°-lo em pista, pode se ver que tem um desvio muito longo. Podem fazer-se muitos metros a virar com um √Ęngulo muito agrad√°vel nas curvas a alta velocidade. Al√©m disso, tem duas embraiagens no eixo traseiro que posso usar separadamente. Fant√°stico!‚ÄĚ.

* Potência máxima, também offroad.

O piloto e engenheiro deixam a pista de velocidade do circuito Motorland para verificar a pot√™ncia 4×4 do CUPRA Formentor VZ5, na pista de terra batida. ‚ÄúEste carro n√£o √© apenas desportivo, tamb√©m √© capaz de subir e descer declives at√© 70% sem problemas, gra√ßas √† tra√ß√£o √†s quatro rodas‚ÄĚ, afirma Vierling. ‚ÄúDesce sem ter de fazer nada, nem sequer travar‚ÄĚ, acrescenta Gen√©. Al√©m disso, √© capaz de andar sobre tr√™s rodas sem perder tra√ß√£o e at√© supera encostas laterais de 36 graus.

Os n√ļmeros do CUPRA Formentor VZ5
Motor de 5 cilindros
Potência de 390 CV
Velocidade m√°xima 250 km/h (limitada eletronicamente)
Jantes de liga leve de 20 polegadas
Trav√Ķes AKEBONO de 375 mm
7.000 unidades exclusivas

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.