Home » Cultura » Geral » Curso dedicado ao Património Cultural Imaterial da DRCAlg
Curso dedicado ao Património Cultural Imaterial da DRCAlg

Curso dedicado ao Património Cultural Imaterial da DRCAlg

A Direção Regional de Cultura do Algarve iniciou o programa do Ano Europeu do Património Cultural, com um Curso dedicado ao Património Cultural Imaterial, com coordenação científica da Profª. Doutora Carla Almeida, docente na ESGHT/UAlg.

O curso que decorreu no auditório da sede da DRCAlg de 15 a 29 de janeiro, teve como objetivo, dar a conhecer os procedimentos a desenvolver para a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) das manifestações do património imaterial da região.

Participaram diversos especialistas com trabalho já desenvolvido nesta matéria ex: Ana Rosa Sousa (Museu Municipal de Loulé); Emanuel Sancho (Museu do Traje de São Brás de Alportel); Laura Carlos (investigadora e proponente para a inventariação da Festa da Pinha – Estoi a Património Cultural Imaterial) Vítor Pina (fotógrafo); Maria Manuel Valagão (investigadora) e Maria do Céu Baptista (consultora cultural da Mútua dos Pescadores), que introduziram estudos de caso concretos e demonstraram a relação entre a dimensão científica e teórica, e a realidade prática destas manifestações patrimoniais.

O urso limitado a 45 participantes, caraterizados por um público diversificado de académicos e outros sectores da sociedade, entre os quais alunos de mestrado de várias universidades nas áreas da Comunicação, Património e Arquitectura; Centros de Investigação da UAlg; colaboradores dos Museus da região; empresas de Turismo; autárquicos; Associações Culturais; CCDR; para além de formandos que vieram de outras regiões do país (Sines e Porto).

A inventariação das manifestações culturais do Algarve é uma das formas de dar a conhecer a riqueza cultural de que esta região é detentora, factor relevante não só para a salvaguarda das mesmas mas também como valorização da região como pólo de atração de visitantes interessados pela cultura local.

Outras iniciativas se seguirão na relação com o Ano Europeu do Património Cultural que em breve serão disponibilizadas em www.cultalg.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.