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Aumento dos preços origina milhares de reclamações

Aumento dos preços origina milhares de reclamações

O aumento dos preços que se tem verificado, sobretudo nos setores de Telecomunicações, Banca, Tecnologia e Bens Essenciais (Água, Eletricidade e Gás), originaram até ao momento, um número inusitado de reclamações, segundo dados divulgados pelo Portal da Queixa.

O aumento do custo de vida tem sido a preocupação maior e crescente entre os consumidores. O Portal da Queixa registou em 2024, 44.329 reclamações, representando uma subida de 22%, entre o primeiro e o segundo semestre (24.385), face ao primeiro (19.944).

O impacto da inflação tem se vindo a refletir na insatisfação tornada pública pelos portugueses, com o relato de casos sobre o significativo aumento dos preços “sem explicação aparente”.

Entre os setores mais afetados e reclamados pelos consumidores estão: Comunicações, TV e Media (14%), Banca, Pagamentos e Investimentos (9%), Informática, Tecnologia e Som (8%), Água, Eletricidade e Gás (8%) e Hotéis, Viagens e Turismo (8%), onde os aumentos de preços foram mais evidentes e, muitas vezes, sem justificação clara, na opinião dos queixosos.

A análise revela que a maioria das queixas são registadas pelas mulheres (51%) e identifica também uma alta incidência de reclamações entre os consumidores mais jovens. Os dados mostram que 33% do volume de reclamações foi feito por pessoas com menos de 34 anos, indicando que este grupo etário tem sido particularmente afetado pelo aumento do custo de vida.

Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro são os distritos que concentram o maior volume de ocorrências.

Apesar de 63% das reclamações terem sido resolvidas, a avaliação média dos consumidores após o encerramento dos casos permanece baixa (3,8/10), sugerindo que as soluções oferecidas nem sempre atendem às expectativas dos clientes.

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