Home » Cultura » Exposições* » Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas no Museu do Chiado
Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas no Museu do Chiado
Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas no Museu do Chiado

Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas no Museu do Chiado

É hoje inaugurado no Museu do Chiado, a exposição “Debaixo do Vulcão” de Hugo Canoilas, iniciativa que integra a 2ª edição da bienal bienal SONAE / MNAC Art Cycles, projeto que visa a promoção da criação artística, aproximando a sociedade da arte.

Para esta segunda edição da bienal, Hugo Canoilas foi o artista convidado, que durante cerca de um ano, desenvolveu a exposição que estará patente até 26 de março de 2017. A exposição integra seis obras inéditas, nomeadamente quatro vídeos, uma instalação sonora e uma pintura de dimensões variáveis.

Para Aida Rechena, diretora do Museu do Chiado: “O projeto SONAE / MNAC Art Cycles é uma das várias iniciativas realizadas ao abrigo do apoio mecenático da Sonae ao MNAC. Este apoio tem um impacto bastante expressivo, em primeiro lugar, na valorização da programação do MNAC e, em segundo lugar, na potenciação da capacidade do Museu para promover a criação artística nacional. O projeto Sonae / MNAC Art Cycles assume, no nosso entender, um grande interesse do ponto de vista museológico e artístico e como experiência de partilha entre o artista e o visitante.”

Hugo Canoilas (1977, Portugal) estudou Artes Plásticas na ESAD em Caldas da Rainha e fez um mestrado (MA) em Pintura no Royal College of Art in London. A viver e trabalhar em Viena, Áustria, as suas obras foram incluídas em projetos e exposições internacionais como a De Appel (Amesterdão, Holanda), Le Magasin (Grenoble, França), Bienal de São Paulo (Brasil), Frankfurter Kunstverein (Frankfurt, Alemanha) e Culturgest e Gulbenkian (Lisboa). As suas exposições recentes incluem, em 2016, Amo-te na Boca na Galeria Quadrado Azul em Lisboa e AV Festival em Newcastle (Reino Unido); e em 2015 I’ll devour your eyes, Galerie Andreas Hueber, Viena (Áustria); Someone a long time ago na Cooper Gallery in Dundee (Irlanda); Crocodile, Autocenter, Berlin (Alemanha); Arquipélago, Matadouro, Porto (Portugal); Ficarra Contemporary Divan, Ficarra (Itália); Dromosphere, Galleria Collicaligreggi, Catania (Itália); Destination Wien na Kunsthalle Wien (Áustria).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.