Home » Atualidade » Nacional » Debate em Setúbal sobre Decidir sobre o Final da Vida

Debate em Setúbal sobre Decidir sobre o Final da Vida

O Auditório do Instituto Politécnico de Setúbal, recebe no próximo dia 27 de Outubro das 17H00 âs 19H00, a nona sessão do Ciclo de debates: “Decidir sobre o Final da Vida”, organizado pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

O painel de debate colocará em diálogo, na perspetiva dos jovens, Francisco Goiana da Silva (Global Shapers), Jorge Félix Cardoso (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Inês Relvas (Global Shapers) e Miguel Santo Amaro (Uniplaces). A moderação ficará a cargo de Rui Maria Pego (MegaHits, RTP).

Iniciativas recentes de cidadãos destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido colocaram estes temas na discussão pública. A sociedade é chamada a refletir sobre as questões relacionadas com o final da vida e os dilemas éticos que enfrenta nas opções que irá tomar.

Com este ciclo de debates, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) propõe-se discutir com total abertura e independência, em eventos abertos a todos os cidadãos, as escolhas que se colocam em final de vida – declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia, suicídio assistido –, convidando para o efeito personalidades, entidades e instituições, que podem ajudar a formar opinião e a construir as soluções que melhor podem servir os interesses de todos.

Os debates tiveram o seu início em maio e ocorrem até dezembro de 2017 em várias cidades do País – Aveiro (Associações de Doentes e Sociedades Científicas), Braga (Ordens Profissionais da saúde), Coimbra (Constitucionalistas), Covilhã (Confissões Religiosas), Évora (Filósofos), Funchal (Estruturas Regionais), Lisboa (Abertura, Seminário Internacional), Ponta Delgada (Estruturas Regionais), Porto (Academias), Setúbal (Jovens), Vila Real (Organizações no âmbito da Pediatria) – em parceria com autarquias e instituições académicas.

A iniciativa tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

A entrada é livre.

Informações em www.cnecv.pt ou para geral@cnecv.pt

Próximos debates:

7 de Novembro, Coimbra
20 de Novembro, Funchal
5 de Dezembro, Lisboa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.