Site icon Ipressjournal

Dentro de 5 anos os portugueses não usarão dinheiro

Dentro de 5 anos os portugueses não usarão dinheiro

Dentro de 5 anos os portugueses não usarão dinheiro como forma direta de pagamento, é a opinião de 48% dos inquiridos no estudo da Intrum, o qual conclui que a pandemia acentuou o crescimento desta opinião (+200%),  face a 2019.

Os consumidores em toda a Europa mudaram os seus comportamentos de pagamento nos últimos anos e muitos preferem pagar bens e serviços através de meios digitais. Para mitigar o risco da queda da procura devido à pandemia COVID-19, as empresas têm tentado facilitar o processo de pagamento para que o cliente pague o que deve.

De acordo com o EPR, estudo da Intrum, quase metade (48%) dos inquiridos em Portugal acredita que o país não usará dinheiro físico dentro de 5 anos. Um aumento muito acentuado em relação a 2019 (16%), mas a acompanhar a Europa, onde a percentagem passou de 23% em 2019, para 57% em 2020.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “uma sociedade sem dinheiro pressupõe uma economia nacional na qual os meios digitais para a realização de transações (cartões de crédito, MB Way, PayPal, etc…) substituem a utilização de moedas e notas físicas. Novas tecnologias, como software de crédito e cobrança pode aumentar a eficiência no processo da cobrança de dívidas e construir relações mais fortes com os clientes”.

Quando questionados sobre os impactos de uma sociedade sem dinheiro, o estudo da Intrum revela que os inquiridos portugueses consideram que a exposição aos ciberataques constitui o maior risco para as empresas (62%), 5 pontos percentuais acima da média europeia. A quantidade de informação disponível sobre transações e os custos da mesma, são outras áreas destacadas pelos gesto­res portugueses e em linha com os seus congéneres europeus.

As conclusões do estudo da Intrum vão ao encontro de uma informação divulgada recentemente por uma empresa portuguesa, sediada em Viseu e que se dedica à comercialização de eletricidade, que vai passar a permitir o pagamento das faturas da luz com “bitcoins” com a finalidade de aceder ao nicho de mercado dos entusiastas das criptomoedas.

Partilhe:
Exit mobile version