Home » Atualidade » Nacional » Deputados interrogam Ministra sobre os testes COVID-19
Deputados interrogam Ministra sobre os testes COVID-19
Deputados interrogam Ministra sobre os testes COVID-19

Deputados interrogam Ministra sobre os testes COVID-19

Os deputados do CDS-PP questionaram a Ministra da Saúde, sobre o atraso na abertura dos postos de rastreio municipais, que tem estado a ser instalados, por todo o país, numa iniciativa das autarquias, em colaboração e/ou a pedido das Administrações Regionais de Saúde (ARS).

Nas questões colocadas, os deputados querem saber qual o motivo pelo qual não estão, ainda, a ser utilizados esses postos para rastreio e testes ao Covid-19:

– Se faltam meios técnicos, quais são,
– Se faltam meios de proteção individual, quais são e em que quantidade,
– Se faltam recursos humanos, quantos são e em que áreas,
– Quais os distritos onde estas falhas são maiores e mais difíceis de colmatar,
– Não sendo estas as causas para o atraso no início do funcionamento destes postos a nível local/municipal, qual é.

Os deputados interrogam ainda a Ministra sobre as previsões para resolução destas falhas, caso existam, e o início da realização de testes e rastreio a mais portugueses, e, finalmente, querem saber se há, ou não, capacidade para o fazer, como o Governo e as autoridades de Saúde têm defendido nos últimos dias.

Apesar de a grande maioria desses postos já estarem prontos a funcionar, é do conhecimento público que há atrasos, alguns deles significativos, na abertura dessas instalações, em vários municípios de norte a sul de Portugal. Inclusive nos municípios onde o número de casos de doentes infetados é já significativo.

Tendo as autarquias respondido prontamente ao apelo das autoridades de saúde, e estando obviamente todas elas, algumas com esforço, a colaborar em tudo o que lhes é pedido a bem da defesa das suas populações, não se compreende agora que seja a administração central a falhar na finalização de todo este processo.

Recorde-se que nos últimos dias, tem sido repetido por especialistas e governantes, a imperiosa necessidade de alargar o número de testes ao maior número possível de portugueses.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.