Os nacionais brasileiros que viajaram em lazer, no ano de 2024, preferiram em primeiro lugar os destinos domésticos, mas para os que optaram por viajar para longe do país verde/amarelo, Portugal, liderou as preferências, segundo o artigo assinado por Laura Enchioglo na edição online da revista brasileira ‘Panrotas’, que se baseou em dados divulgados pela YouGov DestinationIndex, especialista em métricas de destinos, dirigidos aos profissionais de marketing, de viagens e turismo.
Para além de Portugal, a preferência dos viajantes brasileiros, apontaram para a Argentina, Paraguai e Estados Unidos. Outros países da América Latina, América do Norte e Europa, como Uruguai, Chile e México, ou os europeus, Itália, França e Espanha, aparecem entre os dez mais visitados.
Segundo Laura Enchioglo, “A frequência de viagens de lazer ainda é maioritariamente anual, por mulheres (37%), já os homens viajam nenos (35%) uma vez por ano. Apenas 4% das mulheres e 5% dos homens viajam mais de cinco vezes anualmente. Para negócios, a diferença é mais marcante: 74% das mulheres e 64% dos homens viajam menos de uma vez por ano, reforçando o caráter eventual dessas viagens.”
De acordo com dados da YouGov Profiles, publicados no artigo da ‘Panrotas’, as viagens de lazer são marcadas por um desejo de relaxamento, mencionado por 64% das mulheres e 59% dos homens. Explorar pontos turísticos (56% das mulheres e 50% dos homens), jantar fora (52% e 46%, respectivamente) e fazer compras (51% e 42%) também aparecem como atividades populares.
As experiências culturais atraem 32% das mulheres e 27% dos homens, enquanto as atividades ao ar livre têm adesão semelhante entre os gêneros (26% das mulheres e 27% dos homens).
A escolha do destino é amplamente influenciada pelo custo-benefício geral (56% das mulheres e 55% dos homens), seguido pelo clima (50% e 49%) e pela beleza natural do local (41% e 36%). Amizades ou laços familiares no destino são uma razão mais frequente entre mulheres (25%) do que entre homens (19%).