Home » Municipios » Dia do Município e de São Vicente em Vila do Bispo
Dia do Município e de São Vicente em Vila do Bispo

Dia do Município e de São Vicente em Vila do Bispo

Vila do Bispo celebra no próximo dia 22 de janeiro, o Dia do Município e de São Vicente, o seu Padroeiro.

Este é uma data especial, para o concelho e para os seus munícipes, que será assinalada com um conjunto diversificado de eventos organizados pela Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Budens, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e RVBS Paróquias.

Neste âmbito, o programa de comemorações tem início no próximo sábado, dia 12 de janeiro, pelas 15h00, com a realização do “Encontro de Janeiras” no Centro Comunitário Multisserviços de Budens, iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Budens e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

No dia 13, domingo, pelas 15h00, é a vez dos artistas do concelho mostrarem o seu talento na abertura da “20.ª Mostra de Artistas do Concelho de Vila do Bispo”, no Centro de Interpretação.

O dia 19, sábado, fica marcado pelas cerimónias oficiais que irão decorrer, pelas 14h30, no salão nobre da Câmara Municipal. A entrega dos “Prémios de Aproveitamento Escolar” – ano letivo 2017-2018 e a “Homenagem aos Funcionários do Município” que se reformaram no decorrer de 2018 são os atos que irão marcar este momento. À noite, pelas 21h30, irá realizar-se um concerto com os UHF, no Pavilhão Multiusos de Sagres (recinto da antiga Escola Primária).

As festividades continuam no domingo, dia 20, com a realização de uma “Marcha Corrida” em Burgau. A concentração está marcada para as 9h30 junto à Escola Primária.

O Dia do Município, 22 de janeiro, começa logo pela manhã, onde, pelas 9h00, terá lugar o “Hastear da Bandeira”, seguindo-se a “Sessão Solene da Assembleia Municipal”. Pelas 11h00 será celebrada a eucaristia, na Igreja Matriz de Vila do Bispo, seguida da Procissão de São Vicente.

São Vicente foi um diácono da igreja cristã em Saragoça. No Século IV da nossa era, as autoridades romanas moveram a última grande perseguição contra os Cristãos. Por não ter renegado à sua fé, Vicente foi morto no ano de 304, sendo os seus restos mortais sepultados em Valência. Com a entrada dos Muçulmanos na Península Ibérica, no Século VIII, um grupo de Cristãos decidiu recolher os restos do mártir e transportá-los para um lugar seguro. O local escolhido foi o antigo Promontório Sagrado (Sagres), um local de culto para vários povos do Mediterrâneo. Aí floresceu a Igreja do Corvo. Mais tarde, por iniciativa do 1.º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1173, os restos mortais do antigo mártir hispânico foram trasladados para a cidade de Lisboa. Daí em diante o antigo Promontório Sacro foi rebatizado de Cabo de São Vicente, designação que manteve até aos nossos dias.

São Vicente é o Padroeiro de Vila do Bispo, da Diocese do Algarve e da Cidade de Lisboa. É celebrado, no calendário litúrgico, no dia 22 de janeiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.