Home » Municipios » Dia internacional da Mulher em Lagoa no Algarve
Dia internacional da Mulher em Lagoa no Algarve

Dia internacional da Mulher em Lagoa no Algarve

O dia internacional da Mulher é assinalado no próximo dia 8 de março em Lagoa no Algarve, com um programa que inclui propostas dirigidas a todos os públicos e a participação da rapper Capicua e de Isabel Bartal.

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, assinalará o dia com o anúncio da criação do prémio municipal Maria Barroso. Dotado de um valor de 30 mil euros, esta iniciativa da autarquia em parceria com o grupo Vila Vita, pretende premiar contributos para a construção de mais igualdade de género e melhor cidadania.

Outro ponto forte do programa é o debate sobre “Questões de género: fraturantes ou estruturantes?” com a participação da rapper Capicua, da socióloga e deputada cantonal de Zurique, Suíça, Isabel Bartal Abílio que viveu a sua infância e juventude em Lagoa, e uma outra personalidade com responsabilidades no plano nacional. Esperam-se testemunhos vivos num debate que se inicia às 18:00h no Auditório Municipal de Lagoa, aberto ao público em geral.

Esta mesa redonda intitulada “Questões de género – uma causa fraturante ou estruturante?” tem como principais objetivos refletir sobre as questões de igualdade de género e cidadania na comunidade local, bem como, aumentar a informação e o conhecimento disponíveis em contexto nacional e internacional, indispensáveis à mudança de atitudes e mentalidades, no que se refere às desigualdades de género.

A Câmara Municipal de Lagoa pretende reforçar com mais esta iniciativa, o seu investimento na área da Igualdade, Género e Cidadania, já reconhecido a nível nacional por vários parceiros e instituições.

O programa do dia 8 de março de 2018 em Lagoa, conta ainda com um concerto da rapper Capicua, que terá lugar durante a tarde no Centro de Congressos do Arade. À noite, pelas 21:30, na Igreja Matriz de Ferragudo, a entrada também é livre para o “Video Lucem”, um espetáculo de cinema mudo acompanhado de música ao vivo com João Frade e Noiserv.

Integrado no mesmo programa, a 7 de março pelas 16:00h, acontece na Biblioteca Municipal uma conversa aberta ao público com Maria Helena do Carmo, a autora do livro “A Mulher e o Amor”.

Já a 4 de março, pelas 21h30, no Convento S. José, o programa das Comemorações do 8 de março começa com música de Ensemble com “Les Violons d’Alienor”, grupo de música de antiga do Conservatório Superior de Música Pôle Alienor de Poitiers, França. A entrada também é livre.

Ao mesmo tempo que presta uma homenagem a todas a Mulheres durante esta semana a Câmara Municipal de Lagoa procura reforçar a sua posição interventiva na matéria em questão, no ano em que se se comemoram 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento inspirador de novas atitudes e mudanças nas áreas da Igualdade, Género e Cidadania.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.