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Dia Nacional da Juventude: Os Jovens estão a reclamar mais

Dia Nacional da Juventude: Os Jovens estão a reclamar mais

Os jovens portugueses estão a reclamar mais. No primeiro trimestre do ano, foram perto de 13 mil as reclamações registadas no Portal da Queixa. Mau serviço prestado, atrasos nas entregas de encomendas e dificuldades no apoio ao cliente motivam as principais queixas dirigidas a marcas e serviços, indica uma análise por ocasião do Dia Nacional da Juventude. O género feminino lidera a participação (55%).

No âmbito do Dia Mundial da Juventude – que assinala a 28 de março –, o Portal da Queixa foi auscultar as principais preocupações e reclamações dos jovens portugueses publicadas na plataforma.

Segundo os dados analisados, no primeiro trimestre do ano, contabilizaram-se 12.843 queixas, o que representa um aumento de 17% do número de ocorrências, face ao período homólogo, onde se contaram 10.666.

Na distribuição por faixa etária, verifica-se que os jovens com idade entre os 25-34 anos assumem um maior peso no registo de casos (74.80%), e entre os 18-24 anos, ocupam uma fatia de 25.20% no total de reclamações.

Do que reclamam os jovens portugueses?

De acordo com a análise por género, apurou-se que, as jovens foram responsáveis por 55% das reclamações registadas em 2025, sendo que, a motivar a contestação feminina estiveram problemas como: mau serviço prestado; atrasos nas entregas de encomendas e dificuldades no apoio ao cliente.

Já a participação dos jovens do género masculino no Portal da Queixa foi de 45%, no primeiro trimestre. Entre os homens, os dados mostram que a insatisfação resultou dos mesmos problemas, dificuldades ou constrangimentos mencionados pelo género feminino.

Entre os serviços mais visados pelos consumidores mais jovens, estes estão relacionados com as áreas: Correio, Transporte e Logística, a gerar 17% das queixas; Comunicações, TV e Media (10.1%); Serviços e Administração Pública (9.6%).

Seguem-se problemas reportados nas categorias: Informática, Tecnologia e Som (8.2%); Banca, Pagamentos e Investimentos (6.4%); Hotéis, Viagens e Turismo (5.8%) e Compras, Moda e Joalharia (4.8%).

Refere-se que, para esta análise estatística, o Portal da Queixa optou por enquadrar o grupo juventude entre a faixa etária dos 18 até aos 34 anos, já que não existe uma definição universalmente aceite relativa ao grupo etário dos jovens.

Para fins estatísticos as Nações Unidas definem a “juventude” pelo grupo etário composto por pessoas entre os 15 e os 24 anos, mas, em alguns contextos, essa idade pode variar até à faixa etária dos 35 anos.

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