Home » Saúde » Diabetes: O calculador de insulina rápida aumenta a precisão

Diabetes: O calculador de insulina rápida aumenta a precisão

A prática clínica demonstra que o cálculo das doses de insulina rápida/ultra-rápida por parte das pessoas com diabetes tipo 1 consome muito tempo. É uma operação efectuada para cada refeição. Em média 5 vezes por dia, 35 vezes por semana, ou seja, mais de 1.800 vezes por ano.

Calcular a dose de insulina rápida antes das refeições é necessário para garantir que o valor de glicemia após a ingestão de alimentos se situa em níveis adequados, sem ser demasiado alto ou demasiado baixo.

Por outro lado, cálculos da dose de insulina rápida, feitos por pessoas com diabetes tipo 1 a cada refeição, são realizados com pouca precisão em 64% dos casos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Diabetes em 2010. O estudo revela que, mesmo para quem vive com a diabetes tipo 1 há algum tempo, o cálculo da dose de insulina rápida não é uma tarefa fácil.

A determinação da dose de insulina rápida implica o recurso a cálculos matemáticos, e não é uma tarefa simples devido aos inúmeros fatores que é necessário ter em conta. Para além da contabilização da quantidade de hidratos de carbono ingeridos na refeição, devem ser considerados outros fatores, como, o valor alvo da glicemia, a sensibilidade à insulina, o rácio de insulina/hidratos de carbono, a eventual prática de atividade física e estado geral de saúde. O objetivo é garantir que o valor de glicemia após a refeição se situa num nível adequado a cada pessoa.

Esta complexidade leva frequentemente as pessoas com diabetes tipo 1 a recorrer a estimativas empíricas para calcular a dose de insulina rápida. Alternativamente podem acabar por adotar uma dieta pouco flexível com refeições muito semelhantes de forma a manter a mesma dose de insulina rápida para cada refeição.

Atualmente existem sistemas de cálculo de insulina rápida integrados em medidores de glicemia que facilitam a gestão da diabetes simplificando o processo de determinação da dose correta de insulina rápida.

Para o Dr. Bruno Almeida, médico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), “a utilização destes calculadores de dose de insulina veio promover a melhoria da adesão na administração desta terâpeutica, simplificando a vida dos jovens e permitindo disponibilizar tempo para as múltiplas atividades que fazem no seu dia-a-dia. Possibilitou também um melhor ajuste das doses de insulina rápida/ultra-rápida a administrar aquando da prática de exercício físico ou nas situações de doença aguda”.

A diabetes tipo 1 é geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos, embora possa manifestar-se em qualquer idade. A doença ocorre quando o sistema imunitário destrói as células que produzem insulina e o pâncreas passa a produzir muito pouca, ou até nenhuma, quantidade desta hormona. Para simular o correto funcionamento do pâncreas, as pessoas com diabetes tipo 1 devem realizar um tratamento diário com múltiplas doses de insulina.

De acordo com o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014, estima-se que existam cerca 60.000 pessoas com diabetes tipo 1 em Portugal, aproximadamente 3.000 com idades compreendidas entre os 0 e os 19 anos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.