Home » Máquinas & Motores » Automóveis » Dicas de Jordi Gené para uma condução segura na neve
Dicas de Jordi Gené para uma condução segura na neve

Dicas de Jordi Gené para uma condução segura na neve

As condições climatéricas adversas, a pouca visibilidade e o período de inverno em geral desafiam as capacidades de qualquer piloto. Mas sabemos realmente conduzir na neve? Em Innsbruck, a capital de Tyrol no oeste da Áustria, o piloto profissional Jordi Gené explica numa iniciativa promovida pela SEAT, como enfrentar essa situação com a máxima calma e confiança.

– A regra de ouro: Um enorme manto branco estende-se até onde a vista alcança e, por vezes, em alguns pontos, atinge dois metros de altura. É de manhã cedo e o sol começa a aparecer atrás das montanhas. Gené, ao volante de um SEAT Leon X-Perience, equipado com tração integral 4Drive, oferece o seu primeiro conselho: “Antecipe o que está à frente e tenha calma, esta é a regra básica para conduzir em condições adversas.”

– Sabe descer a inclinação de uma montanha?: “É fundamental travar com o motor. Em encostas, conduzir devagar ajuda a manobrar mais facilmente o veículo e os travões sofrem menos”, diz Jordi ao iniciar uma das descidas. Esta recomendação aplica-se tanto no verão, como no inverno. Mas aplica-se especialmente na estação fria, onde o asfalto, com baixas temperaturas, perde aderência.

– Surpresas à espreita nas sombras: Ao conduzir na neve, tenha especial atenção às manchas escuras na estrada onde poderá haver gelo negro: “é importante manter a calma e evitar fazer manobras bruscas”, explica Jordi. “Tem que se rodar o volante o mais suavemente possível e travar com precaução até que se esteja fora da zona gelada e o carro ganhe novamente aderência”, adverte o piloto.

– Use apenas os faróis de nevoeiro em condições extremas: O dia está frio, mas ensolarado. Nestes casos, “nunca usamos os faróis de nevoeiro. O seu uso é restrito a situações de pouca visibilidade”. Estas luzes proporcionam um brilho adicional e são úteis durante fortes chuvadas ou nevoeiro denso, mas “podem ofuscar facilmente o trânsito se usadas incorretamente”, avisa Jordi.

– A melhor maneira de estacionar no exterior: Jordi aconselha também a colocar o veículo em ‘P’ para estacionar um carro automático e, em ponto morto ou com a primeira metida se for um carro manual. Quando o carro é deixado ao ar livre, ele recomenda “que se coloquem as escovas de limpeza para cima, de modo a que não fiquem no pára-brisas durante um nevão ou se a temperatura cair drasticamente”, comenta o piloto.

Verificar o automóvel, ter correntes de neve autorizadas e aumentar a distância de segurança, são outras recomendações que ajudarão a tornar a viagem de inverno mais segura.

Recomendações do piloto profissional Jordi Gené, com algumas dicas práticas sobre a condução segura na neve, dirigidas sobretudo para aqueles condutores que raramente circulam por regiões de neve ou são surpreendidos por nevões surpresa.

O Centro Técnico da SEAT, configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.