Home » Economia » Energia » Dicas de Poupan√ßa de energia em casa
Dicas de Poupança de energia em casa

Dicas de Poupança de energia em casa

Poupar energia √© poupar o meio ambiente e a carteira, sobretudo no meio de uma crise energ√©tica e econ√≥mica. No √Ęmbito do Dia Mundial da Energia, a UCI Portugal deixa algumas recomenda√ß√Ķes:

Poupe antes de se mudar РA poupança começa mesmo antes da compra da casa. Na hora de escolher o melhor imóvel, a sustentabilidade deve entrar nas contas. Uma casa com classificação energética A+ ou A garante que se gasta menos energia no dia a dia. Como saber a classificação energética da casa que quer comprar? Fácil, basta consultar o Certificado Energético. Este documento é obrigatório no processo de venda de uma casa, portanto consulte-o e ficará com uma noção se terá de gastar mais ou menos energia para viver na casa com conforto térmico.

Poupe mesmo quando j√° se mudou – No caso de j√° viver num im√≥vel que n√£o tem uma boa classifica√ß√£o energ√©tica, nada est√° perdido. Aos poucos, pode melhorar a sua casa e poupar energia. Olhando tamb√©m para o Certificado Energ√©tico, pode encontrar as principais medidas a tomar para melhorar a efici√™ncia energ√©tica, em quest√Ķes como um isolamento t√©rmico apropriado que permite manter a casa mais quente no inverno e fria no ver√£o, diminuindo o uso de energia para aquecer ou arrefecer as divis√Ķes. Se realizar essas melhorias tenha em mente que, para al√©m de reduzir as faturas de energia, vai tamb√©m valorizar o seu im√≥vel, o que significa que poder√° pedir um valor maior se um dia o vender, e reduzir o impacto sobre o ambiente.

Troque os aparelhos – Nem s√≥ o im√≥vel pode ser melhorado. Devemos tamb√©m analisar os eletrodom√©sticos, que tamb√©m t√™m diferentes graus de efici√™ncia, e perceber quais devem ser substitu√≠dos por outros, com menor impacto ambiental. Esta troca requer um investimento inicial maior, porque os eletrodom√©sticos classe A s√£o mais caros, mas esse valor ser√° amortizado rapidamente atrav√©s da poupan√ßa nos consumos. Outra troca, mais simples, √© trocar as l√Ęmpadas comuns por LED que consomem menos energia e duram mais tempo.

Reveja a potência contratada РPrecisa mesmo de toda a potência contratada? Peça ajuda profissional e faça uma análise da potência que tem e que define o consumo máximo de eletricidade que pode fazer a cada momento. Ao contratar uma potência mais baixa vai poupar dinheiro, mas vão também promover um consumo mais responsável de eletricidade, uma vez que terá de selecionar melhor os equipamentos que tem ligados à rede.

Não descure o básico РTodos sabemos que devemos desligar as luzes quando não estamos numa divisão. Outros gestos simples, como tirar da tomada aparelhos que não estamos a usar no momento, também fazem alguma diferença na conta final de energia. Podem parecer pequenos gestos, mas lembre-se que está a poupar ao mesmo tempo dinheiro e o planeta.

Sobre a UCI

A UCI (Uni√≥n de Cr√©ditos Inmobiliarios) √© uma Institui√ß√£o Financeira com 30 anos de experi√™ncia, presente em Portugal, Espanha, Gr√©cia e Brasil contando com mais de 600 colaboradores, mais de 10.000 milh√Ķes de Euros de saldo vivo e mais de 350.000 clientes. O seu objetivo √© apoiar a procura de habita√ß√£o atrav√©s de solu√ß√Ķes de financiamento respons√°veis, transparentes e personalizadas. A UCI facilita o acesso √† habita√ß√£o e contribui para a renova√ß√£o do parque habitacional para alcan√ßar cidades mais sustent√°veis atrav√©s da concess√£o de cr√©dito para aquisi√ß√£o e obras.

A UCI resulta de uma joint-venture participada em 50% pelo grupo BNP Paribas e Banco Santander, sendo uma instituição financeira registada junto do Banco de Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.