Home » Economia » Energia » Dicas de poupança de energia
Dicas de poupança de energia

Dicas de poupança de energia

Hoje partilhamos alguns truques e dicas de poupança de energia que pode começar a colocar em prática, para reduzir os custos da sua fatura. Além disso, pense também nos benefícios que irá transferir para o meio ambiente e para o planeta Terra. Ou seja: todos ficam a ganhar!

1. Privilegie sempre a luz natural

Sempre que puder, em sua casa, use a luz natural. Abra as cortinas e as janelas para iluminar e ventilar, as suas divisões. Além de uma significativa poupança nos serviços de eletricidade, estão mais do que comprovados os benefícios da luz natural, como é o caso da produção de vitamina D, regulação do ciclo biológico e até melhorias comprovadas para o sistema cardíaco e circulatório. A par disso, também os seus olhos agradecem, já que a luz solar causa menos fadiga nos olhos e até evita que se desenvolvam possíveis problemas de visão.
E claro: se não está numa divisão, apague as luzes e os eletrodomésticos que não está a utilizar.

2. Opte por fontes energéticas mais eficientes

Na hora de poupar energia, é importante fazer uma análise à sua casa e procurar alternativas mais eficientes.

Por exemplo, se optar antes por um serviço de gás natural em vez do convencional vai facilmente poder desfrutar de um serviços mais barato. O gás natural não só é mais barato e mais seguro, como também é bem mais eficiente.

Quanto à iluminação, o que lhe parece mudar para lâmpadas LED?

A par disso, pode também investigar fontes de energia renováveis (como os painéis solares, por exemplo), pois a longo prazo acabam sempre por compensar.

3. Encha as máquinas

Seguimos com mais dicas de poupança de energia, recomendamos-lhe sempre encher as máquinas (seja a de lavar e/ou secar roupa ou a da louça), antes de começar qualquer programa. E sempre que possível opte pelos programas Eco. Apesar de demorarem mais, consomem muito menos.

Igualmente importante é certificar-se do consumo dos seus eletrodomésticos (e isto é válido para todos os aparelhos da sua casa). Ter aquela máquina de café com mais de 20 anos a funcionar é, de facto, maravilhoso. Porém, os eletrodomésticos antigos tendem também a ser menos eficientes, consumindo muito mais energia do que as versões mais atualizadas. Assim sendo, tenha atenção à eficiência energética de cada um.

4. Não se esqueça das janelas

Se as janelas de sua casa são muito antigas e deixam passar o calor ou o frio, talvez seja hora de as mudar e instalar umas novas, de modo a obter um melhor isolamento térmico. Já para não falar das vantagens no que toca ao isolamento acústico. E por falarem janelas, abra-as! Esta é a melhor forma de ventilar a casa, arejando-a e permitindo que o ar circule melhor.

Com isto, pense no que vai poupar em aquecimento – ou ar condicionado, consoante a época do ano – e até em
purificadores de ar. São só vantagens e a longo prazo acabará por obter um bom retorno.

Como pode ver, poupar energia é fácil e possível, bastando pequenas ações para aliviar um pouco as contas mensais e, como referimos antes, o planeta Terra também agradece!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.