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Dicas de viagem para condutores de viaturas elétricos

Dicas de viagem para condutores de viaturas elétricos

Viajar este ver√£o fora da autoestrada, escolher um alojamento com posto de carregamento ou simular as paragens para carregamento s√£o algumas das sugest√Ķes da miio, para os condutores de viaturas el√©tricas.

A miio, plataforma portuguesa que está a inovar na área da mobilidade elétrica, divulga algumas dicas para os condutores de veículos elétricos planearem as suas rotas de férias de verão, num momento em que os portugueses anseiam pelo regresso à normalidade.

As dicas da miio ajudam a que os condutores de elétricos possam tirar o maior partido do carregamento dos seus automóveis.

Quer se trate de uma viagem ao longo da Costa Vicentina, para aproveitar o sol e o calor das praias do litoral alentejano, ou umas f√©rias pelo Douro para desfrutar da beleza e encantamento das suas paisagens v√≠nicas, aqui ficam algumas sugest√Ķes para quem viaja com um ve√≠culo el√©trico:

Viajar fora da autoestrada: ao contrário dos veículos a combustão interna, a média de consumo em autoestrada da condução de um veículo elétrico sobe. Nesse sentido, ao viajarem fora da autoestrada, os condutores de elétricos não só estarão a fazer uma melhor média de consumo, quer em energia, quer em portagens, como a poder desfrutar da vista sobre as localidades do nosso país e ainda a apoiar o comércio local.

No entanto, viajar na autoestrada √© tamb√©m uma solu√ß√£o para quem tem interesse em chegar rapidamente ao destino. Neste caso, a miio sugere que o condutor verifique se as esta√ß√Ķes de servi√ßo t√™m postos de carregamento. √Č de real√ßar que os postos de carregamento em autoestradas s√£o PCRs (postos r√°pidos) pelo que, √© importante ter em aten√ß√£o quanto tempo o ve√≠culo vai demorar a carregar. O condutor deve assim:

  • – Escolher a tomada mais adequada ao ve√≠culo;
    – Se tem um Plug-in, verificar se faz mesmo sentido carregar num PCR;

Ter em consideração que os veículos não devem carregar > 80-90% num PCR, pois não só o custo/benefício deixa de ser interessante como se congestiona o PCR e atrapalha a viagem de outros condutores. Carregar apenas o necessário para alcançar a próxima paragem.

Escolher um hotel com posto de carregamento ou um alojamento perto de um posto de carregamento p√ļblico: √© sempre mais confort√°vel poder deixar o carro a carregar enquanto se tem a possibilidade de realizar qualquer outra tarefa, por isso, um alojamento que tenha um posto no local ou perto do mesmo, trar√° conforto e conveni√™ncia para que se possa deslocar com tranquilidade e, quando voltar, poder recarregar.

Como alternativa, os restaurantes a serem escolhidos, os shoppings ou as cidades/vilas a visitar, ter√£o certamente um posto de carregamento. √Č importante que o condutor consulte com anteced√™ncia se existe um posto de carregamento na zona pois, muitas vezes, estacionar o carro num parque sem posto de carregamento ou no outro ao lado com um posto de carregamento, facilita muito a log√≠stica.
Se viajar para fora do pa√≠s, verifique como pode carregar nesse pa√≠s: existem solu√ß√Ķes no estrangeiro que n√£o aceitam moradas portuguesas ou que simplesmente n√£o s√£o fi√°veis. √Č importante que o condutor se registe com anteced√™ncia e procure por feedback online de forma a prevenir eventuais contratempos.

Simulação de paragens para carregamento: antes de sair de casa, o condutor de um elétrico deve verificar que postos existem até ao destino e fazer uma simulação de quantas paragens terá de fazer até ao destino para poder conciliar com outras atividades, como um almoço, um café ou a visita a uma cidade a meio do caminho. Aproveitar o tempo de carregamento para fazer outras atividades ajuda a continuar a viagem de forma mais confortável e tranquila.
Regeneração da bateria: no caso de ir de férias para uma serra e não existirem postos de carregamento nas redondezas, é importante que o condutor utilize a regeneração da bateria na descida, pois fará muita diferença.

Ar condicionado: em caso de alguma emergência no que diga respeito ao alcance estimado, desligar o ar condicionado pode ajudar a poupar alguns quilómetros.

Por fim, o condutor pode verificar os consumos que fez com o ve√≠culo el√©trico e tirar diversas conclus√Ķes, tais como: quanto poupa a ir de f√©rias com um ve√≠culo el√©trico? Ou como pode melhorar os seus consumos?

Lan√ßada h√° menos de dois anos, a miio √© atualmente a √ļnica aplica√ß√£o que permite que o utilizador visualize o pre√ßo final e compare com tarif√°rios de outros CEMEs (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade El√©trica). Atrav√©s da aplica√ß√£o √© poss√≠vel saber, com precis√£o, e com base no posto, hora do dia e ve√≠culo, quanto √© que o utilizador vai pagar por esse carregamento, e sem recurso a nenhum cart√£o. A miio conta ainda com uma forte comunidade que permite n√£o s√≥ que os utilizadores esclare√ßam d√ļvidas entre si, mas tamb√©m que tornem a informa√ß√£o dispon√≠vel na aplica√ß√£o mais completa e fi√°vel.

Sobre a miio

A miio √© uma aplica√ß√£o criada por Rafael Ferreira e Daniela Sim√Ķes, ambos utilizadores de ve√≠culos el√©tricos desde 2018. Lan√ßada em maio de 2019, conta j√° com mais de trinta mil utilizadores em Portugal.

A miio nasceu da vontade em contribuir para um mundo mais sustent√°vel. Os fundadores acreditam que, ao tornar a mobilidade el√©trica mais simples e acess√≠vel, abrem portas para que qualquer pessoa possa transitar para um ve√≠culo el√©trico. A simplifica√ß√£o de processos e as ferramentas que assistem o utilizador no processo de decis√£o, contribuem para uma comunidade mais instru√≠da, permitindo que os utilizadores tenham melhores experi√™ncias quando conduzem um ve√≠culo el√©trico. A miio colabora tamb√©m com o ecossistema na mobilidade el√©trica, com o objetivo de criar uma rede mais confi√°vel, resiliente e eficiente, quer na via p√ļblica, quer em ambiente dom√©stico, com vista a beneficiar os atuais condutores de ve√≠culos el√©tricos e os futuros.

A aplicação pode ser gratuitamente descarregada na Play Store, Apple Store ou versão Web.

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