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Dicas que fazem a diferença para um Natal saudável

Dicas que fazem a diferença para um Natal saudável

A quadra festiva √© prop√≠cia a levar-nos a cometer alguns pecados alimentares durante e fora das refei√ß√Ķes, mas deve ser celebrada sem sentimentos de culpa! Desde que fa√ßa as escolhas certas no que concerne √† alimenta√ß√£o e n√£o deixar de lado a atividade f√≠sica poder√° desfrutar das tenta√ß√Ķes de Natal sem perder a linha. Aceite o desafio e prepare uma ceia de Natal saud√°vel, com as dicas da nutricionista parceira do Fitness Hut, Ana Br√°zia Santos.

O Natal est√° pr√≥ximo e √© uma √©poca caracterizada por reencontros, tradi√ß√Ķes e de momentos passados em fam√≠lia, sendo que muitos deles s√£o √† volta de uma mesa onde os sonhos, as rabanadas e azevias marcam presen√ßa e como tal, h√° maior tend√™ncia para se cometerem excessos.

Mas há sempre uma maneira de contornar a situação e ter um equilíbrio entre ambas as partes: uma quadra repleta de tradição e ao mesmo tempo saudável!

Para que esse equilíbrio aconteça, aqui vão algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

Inicie as refei√ß√Ķes principais com uma sopa de legumes em vez das tradicionais entradas (pasteis de bacalhau, queijos, pat√™s, tostas, oleaginosas, fruta desidratada, s√£o apenas alguns exemplos); para al√©m de saciante, a sopa √© uma forma simples de reduzir o aporte energ√©tico da refei√ß√£o;

РTenha sempre presente os hortícolas e em maior quantidade face ao acompanhamento (arroz, batata, castanhas ou outro tipo de hidratos de carbono); nesta época, as couves são dos hortícolas mais utilizados e característicos da época e pode sempre optar por diferentes formas de as confecionar;
РPara quem faz algum tipo de doçaria em casa há muito mais facilidade em controlar quer a qualidade como quantidade.
A n√≠vel de quantidade, reduza as por√ß√Ķes num todo (reduzir a receita para metade, por exemplo ou fazer uni doses) como as quantidades de determinados ingredientes como a do a√ß√ļcar e/ou gordura da pr√≥pria receita.
A nível de qualidade, há melhores alternativas fase às convencionais:
a√ß√ļcar: substituir por a√ß√ļcar de coco, t√Ęmaras, mel ou a√ß√ļcar mascavado;
– farinhas: opte por farinhas integrais; pode tamb√©m optar por outro tipo de farinhas como a aveia, o centeio, a espelta, trigo sarraceno, farinha de coco… alternativas √© o que n√£o falta;
Рgordura: evite ao máximo as margarinas/cremes vegetais e prefira o azeite e óleo de coco; é claro que todas elas são fontes de gordura, umas melhores alternativas que outras, contudo, todas elas têm elevado valor energético;
– chocolate: caso seja em p√≥, opte pelo light visto ter uma redu√ß√£o do teor de a√ß√ļcar face ao tradicional, contudo, o cacau cru √© a melhor op√ß√£o; no que toca √† tablete, quanto maior a % de cacau, melhor e sim, sempre acima dos 75% de cacau.

Contudo, se analisarmos melhor, a ceia e o dia de Natal, por vezes representa uma pequena percentagem dos excessos cometidos pois, para muitos, os jantares entre amigos e de trabalho s√£o o ponto de partida para os ‚Äúextravios‚ÄĚ feitos durante o m√™s de dezembro!
Por essa mesma razão é importante ter também alguns cuidados:
– Prefira entradas mais ‚Äúleves‚ÄĚ como uns ovos mexidos com cogumelos e/ou espargos ou mesmo uns mexilh√Ķes ou am√™ijoas √† bulh√£o pato;
– Evite ao m√°ximo tudo o que seja frito;
РOpte por hortícolas como acompanhamento essencial do prato principal;
– Modere o consumo de √°lcool (s√£o calorias vazias);
РSe for daqueles que não consegue dizer não à sobremesa, divida-a!

Ana Br√°zia Santos
Nutricionista Funcional & Nutricoach, parceira do Fitness Hut

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