Site icon Ipressjournal

Diferenças entre energia renovável e eficiência energética

Diferenças entre energia renovável e eficiência energética

Compreender as diferenças entre energia renovável e eficiência energética é essencial que não se para que não se confundam os conceitos. Vale a pena conhecer ambas as premissas, principalmente nos tempos que têm ganho cada vez mais relevância no mundo inteiro.

Ao longo do tempo, o surgimento de novas políticas, leis ou perspetivas trabalharam sempre para promover as energias renováveis. Além disso, as novas tecnologias nos dispositivos incluem eficiência energética para contribuir na redução das emissões de calor. Mas será mesmo suficiente para se evitar cair numa catástrofe futura?

O que exatamente é energia renovável e eficiência energética?

Num mundo onde desde os tempos passados o uso de energia foi levado a níveis máximos, as consequências começam a ser cada vez mais evidentes. No futuro, estes poderão ser agravados ou acentuar-se caso não se aviste uma alternativa.

Nos últimos tempos, a esperança cresceu pela luz que se começou a ver ao fundo do túnel, tendo como nome as energias renováveis. Aos poucos, o ser humano começa a dar mais importância ao potencial que possui.

A energia renovável ou energia verde, é um tipo de energia extraída do meio ambiente ou de elementos contidos na natureza. A particularidade é que esta matéria prima produtora de energia é capaz de gerar através de ciclos naturais. Como resultado, é obtida uma fonte de alimentação ilimitada e inesgotável.

Um exemplo claro disso é a energia solar, a hidro-eletricidade ou a energia eólica. Aspetos que, eventualmente, ganharão mais força do que já têm para que terminem de se consolidar no campo energético.

Da raíz desta premissa, nasce o conceito de eficiência energética e tudo o que representa. Esta terminologia refere-se à maneira correta de usar a energia para um determinado fim sem que seja desperdiçada. Além disso, anda de mãos dadas diretamente com as energias renováveis, e por isso procura abastecer o máximo possível.

Ainda assim, mesmo que esteja ciente disto, é fundamental entender que a energia renovável e eficiência energética não são a mesma coisa. São dois conceitos que trabalham em separado e que, ainda assim, precisam ser aproveitados ao máximo.

Conhecer exatamente as diferenças entre energia renovável e eficiência energética é fundamental!

A eficiência energética nada mais é do que uma medida adotada para melhor aproveitar a energia. Como consequência, não é desperdiçada nem se utiliza em demasia, e como tal, ajuda no cuidado com o meio ambiente.

Por sua vez, a energia renovável é o que dá origem ao próprio conceito de eficiência energética. Através do seus inesgotáveis ​​recursos naturais, procura fazer uso correto dessa fonte de energia para aproveitá-la e sem desperdiçá-la.

Com a aplicação da eficiência energética, procura-se incentivar a mudança das políticas energéticas. Atualmente já existem vários eletrodomésticos ou dispositivos eletrónicos que funcionam à base disso.

Por outro lado, entre energia renovável e eficiência energética, a primeira ainda está a ser explorada apesar de estar a dar passos gigantescos no que diz respeito à transição energética. Nesse sentido, deve ser melhor explorada pelas grandes indústrias para que o conceito de eficiência energética continue em crescimento.

Qual é a eficiência energética de um edifício?

Saiba que importância da eficiência energética num edifício é essencial para dar o primeiro passo para a mudança. Sabendo quanta energia se gasta, é possível fazer as alterações necessárias nos casos onde exista consumo de energia demasiado elevado.

Por isso, um edifício que seja energeticamente eficiente é aquele que visa reduzir estrategicamente o uso de fontes não renováveis. Assim, cumpre com os seus objetivos para com o meio ambiente e com o progresso da humanidade.

As vantagens das energias renováveis no lar

A energia renovável tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no nosso país, o que gera muitas expectativas, pois há cada vez mais indústrias a implementá-las. Esta é uma questão que também devemos levar em consideração a partir das nossas casas e assim implementar também a energia limpa e pura.

Deixamos alguns dos benefícios que levam ao uso da energia renovável:

Partilhe:
Exit mobile version