Home » Economia » Empresas » Diretiva europeia dos atrasos de pagamento sem impacto em Portugal!

Diretiva europeia dos atrasos de pagamento sem impacto em Portugal!

Dados do índice de risco 2014, elaborado pela Intrum Justitia, revelam que um ano após a entrada em vigor da diretiva europeia dos atrasos de pagamento, apenas 65% das empresas portuguesas conhecem esta lei, um cenário preocupante quando 84% das empresas nacionais tem problemas de liquidez devido aos atrasos de pagamento, 70% espera uma redução dos lucros e 66% não irão sentir crescimento dos seus negócios.

“Embora a diretiva seja mais conhecida, 65% comparativamente com 42% do ano anterior, 65% das empresas ainda acredita que esta não teve grande impacto nos prazos de pagamento”, revela Luís Salvaterra CEO da Intrum Justitia.

Dos inquiridos, 52% acredita que seria bastante positiva a aplicação desta lei aos consumidores.

O último relatório da Intrum Justitia revela que a percentagem de facturas pagas após os 90 dias é de 27%, valor idêntico ao montante dos anos anteriores. Na verdade, Portugal é um dos países da Europa com o prazo médio de pagamento mais longos da Europa com 83 dias nas empresas, 60 dias nos consumidores e 129 dias no que respeita às entidades públicas.

Para Luis Salvaterra, “Há um ligeiro otimismo no setor empresarial, em Portugal, mas as empresas portuguesas acreditam que o risco de não pagamento aumentará nos próximos 12 meses. Não podemos esquecer que os incobráveis aumentaram 10 mil milhões de Euros nos últimos 12 meses. Se a nível europeu todas as empresas, sector público e os consumidores tivessem pago as suas faturas, na íntegra, o dinheiro economizado em perdas equivaleria a uma injeção de capital nas empresas de mais de 360 mil milhões em toda a Europa”.

Partilhe:
Dados do índice de risco 2014, elaborado pela Intrum Justitia, revelam que um ano após a entrada em vigor da diretiva europeia dos atrasos de pagamento, apenas 65% das empresas portuguesas conhecem esta lei, um cenário preocupante quando 84% das empresas nacionais tem problemas de liquidez devido aos atrasos de pagamento, 70% espera uma redução dos lucros e 66% não irão sentir crescimento dos seus negócios. “Embora a diretiva seja mais conhecida, 65% comparativamente com 42% do ano anterior, 65% das empresas ainda acredita que esta não teve grande impacto nos prazos de pagamento”, revela Luís Salvaterra CEO da Intrum…

Review Overview

User Rating: 4.8 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.