Home » Saúde » Doenças cardiovasculares são causa de morte na Mulher
Doenças cardiovasculares são causa de morte na Mulher
Doenças cardiovasculares são causa de morte na Mulher

Doenças cardiovasculares são causa de morte na Mulher

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), alerta as mulheres para a importância da prevenção da doença cardiovascular, no Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de Março.

A doença coronária é a principal causa de morte na mulher das sociedades ocidentais, ultrapassando o cancro da mama, cancro uterino e a mortalidade periparto, entre o último mês de gestação e os 5 meses após o nascimento do bebé.

A SPC vai lançar a Campanha de sensibilização e Awareness (“Bem Me Quero”) sobre as doenças cardiovasculares na mulher, de forma a construir uma plataforma de conhecimento entre o público feminino que está menos desperto para esta doença. A campanha promovida pela SPC será lançada muito em breve e promete falar do tema, com rostos bem conhecidos da população.

De acordo com a American Heart Association, as doenças cardíacas e o AVC matam 1 em cada 3 Mulheres, sendo que na Europa, 23% da mortalidade no sexo feminino deve-se à doença coronária. Sabe-se também que as doenças cardíacas matam mais mulheres que homens e são mais fatais que todas as causas de cancro combinadas.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, 80 por cento destas mortes podem ser prevenidas com alterações nos estilos de vida e educação, além de se considerar que a doença coronária na mulher está subdiagnosticada e há um reconhecido subtratamento.

Embora a dor no peito também seja a apresentação mais frequente nas mulheres, estas têm mais frequentemente apresentações atípicas como falta de ar, náuseas e vómitos, dor no pescoço ou nas costas.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) é uma organização científica da Medicina Cardiovascular que tem por objetivo promover a Ciência Médica, divulgá-la e interpretá-la, seguir critérios de rigor e exigência, pensar, debater e ensinar, numa missão de serviço público aos cidadãos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.