Home » Saúde » Doenças da Tiroide nos Homens: alerta para os sintomas
Doenças da Tiroide nos Homens: alerta para os sintomas
Novembro é o mês de consciencialização para a saúde masculina

Doenças da Tiroide nos Homens: alerta para os sintomas

Embora as doenças da tiroide sejam mais frequentes no sexo feminino, os homens também podem sofrer desta disfunção. Diminuição da líbido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozóides são alguns dos problemas associados a estas patologias, que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina.

A probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior à dos homens, mas os sintomas são semelhantes. Por isso, os homens também devem estar atentos a sintomas como “cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo”, alerta Inês Sapinho, Médica Endocrinologista e Membro do Conselho Consultivo / Científico da Associação das Doenças da Tiroide (ADTI). Além disso, “o aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado”, acrescenta.

Segundo a especialista, “os homens ainda não estão tão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”. É essencial que em caso de disfunção da tiroide seja realizada uma vigilância regular no seu endocrinologista para monitorização e, se necessário, proceder atempadamente à sua correção terapêutica.

A ADTI pretende sensibilizar a população para este tema e fomentar a educação para a saúde, disponibilizando informação clara e concisa sobre as doenças da tiroide e as suas manifestações, que ajudem os homens a estarem atentos aos sinais de alarme e a recorrerem ao médico de forma precoce.

Sobre a ADTI

A ADTI foi criada no dia 24 de fevereiro de 2012 por um grupo de cidadãos com necessidade de uma associação de doentes com patologia da tiroide. A missão da ADTI passa pela defesa dos interesses e a representação dos doentes da tiroide, apoiar e informar os associados e a comunidade sobre as disfunções da tiroide, aumentar a consciencialização sobre a saúde da tiroide, cooperar com os profissionais de saúde na divulgação do conhecimento, no apoio e no tratamento de doentes com problemas da tiroide, promover a divulgação dos resultados da investigação sobre a prevenção de doenças da tiroide e intervir junto da administração pública na defesa dos interesses dos doentes e na resolução de problemas relacionados com as doenças da tiroide.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.