Home » Atualidade » Nacional » Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do CCC do TPI
Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do CCC do TPI
Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do CCC do TPI

Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do CCC do TPI

O Prof. Duarte Nuno Vieira foi reeleito Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional

Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi reeleito por unanimidade, para mais um mandato como Presidente do Conselho Científico Consultivo (Scientific Advisory Board) do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI).

A eleição teve lugar durante a última reunião deste Conselho, que decorreu na passada sexta-feira, 17 de junho, em Haia, nas novas instalações do TPI, recentemente inauguradas.

Integram o Scientific Advisory Board 14 dos mais conceituados especialistas internacionais de diversas áreas forenses, dos cinco continentes, representando as principais associações neste âmbito.

Nesta reunião, o Conselho elaborou e aprovou mais dois Procedimentos Operacionais Padrão, relativos ao manuseamento forense de informação de médica e à obtenção de evidências forenses por satélite e fotografia aérea. Analisou também as intervenções operacionais forenses no terreno a desenvolver num futuro próximo, nomeadamente em África, no âmbito de alegados crimes humanitários.

Duarte Nuno Vieira preside ao Conselho Científico Consultivo do TPI desde a sua criação, em 2014. Este organismo tem por objetivo a prestação de aconselhamento científico em situações que envolvem as investigações e acusações a concretizar pelo Tribunal Penal Internacional, em crimes humanitários de maior gravidade, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e situações de genocídio.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.