Home » Desporto » Automobilismo » Duas Renault 4L portuguesas no East African Classic Rally
Duas Renault 4L portuguesas no East African Classic Rally

Duas Renault 4L portuguesas no East African Classic Rally

No próximo dia 10 de fevereiro, quatro portugueses, um deles ex-piloto de F1 e ex-bicampeão nacional de ralis, vão estar aos comandos de duas “vulgares” Renault 4L no East African Safari Classic Rally, o maior e mais duro rali de automóveis clássicos do mundo.

Uma odisseia de nove dias e 5.000 quilómetros, mais do que a distância entre Lisboa e Moscovo, disputados nas duras picadas africanas do Quénia pelas duplas Pedro Matos Chaves/Marco Barbosa e António Pinto dos Santos/Nuno Rodrigues de Silva com o único objetivo focado na chegada ao pódio final e homenagearem os 60 anos do icónico modelo da Renault.

Está dado o mote para a participação do “Team Renault 4L 60th Anniversary – Portugal” no East African Safari Classic Rally. Uma prova reservada a automóveis históricos de duas rodas motrizes, anteriores a 1986. Mais do que uma luta contra o cronómetro (sim, porque não se trata de um rali de regularidade), será uma prova de superação para as duplas nacionais e, mais ainda, para as duas Renault 4L. A razão é simples. Parafraseando Helen Adams Keller, “A vida ou é uma grande aventura ou então não é nada”.

Em relação às muitas Renault 4L com que nos cruzamos nas estradas de todo o país, são muito mais as semelhanças do que as diferenças. Para enfrentarem aquele que é o mais longo e duro rali de automóveis clássicos do mundo, nem os motores foram alvo de qualquer preparação. Ou seja, são rigorosamente de série, debitando 34 cavalos de potência e permitindo atingir uma velocidade máxima que não é superior aos 120 quilómetros hora. A exemplo do motor, também de origem são a direção não assistida e a caixa de quatro velocidades, com a tradicional alavanca posicionada no tablier (ao lado do volante) e acionada, de forma vertical, para a frente e para trás.

Parece impossível, mas é verdade. As duas Renault 4L do “Team Renault 4L 60th Anniversary – Portugal” vão enfrentar os 5.000 quilómetros nas duras picadas do Quénia apenas beneficiando de reforços de carroçaria e de suspensão, bem como dos equipamentos de segurança exigidos pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Uma aventura sem precedentes, que promete produzir 1001 estórias, e onde o icónico modelo vai ser, mais uma vez, posto à prova, 43 anos depois de ter conquistado o segundo lugar no Rally Paris-Dakar.

Tudo a postos, portanto, para a grande aventura do “Team Renault 4L 60th Anniversary – Portugal”. Um projeto verdadeiramente peculiar e que, certamente, não deixará os amantes da Renault 4L indiferentes, prolongando o legado de sucesso do modelo.

Realizado pela primeira vez em 2003, a 10ª edição East African Safari Classic Rally disputa-se ao longo de nove dias, nas regiões quenianas de Nakuru, Elgeyo Marakwet, Baringo, Laikipia, Kajiado, Taita Taveta e Kilifi. Uma prova que reacende o espírito do original Safari Rally, que colocou a África Oriental no mapa do automobilismo e que ganhou a reputação do mais difícil rali do mundo.

Para a edição de 2022, com partida marcada para o dia 10 de fevereiro, estão inscritas 48 equipas, formadas por pilotos de 15 nacionalidades. Aos comandos de um Porsche 911, o americano Ken Block é um dos cabeças de cartaz do East African Safari Rally. A Renault 4L da dupla Pedro Matos Chaves/Marco Barbosa vai ostentar o número 46 e a de António Pinto dos Santos/Nuno Rodrigues da Silva o número 47.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.