Home » Sítios & Viagens » Autocaravanismo » É seguro partir à descoberta do País em autocaravana
É seguro partir à descoberta do País em autocaravana
É seguro partir à descoberta do País em autocaravana

É seguro partir à descoberta do País em autocaravana

Entre muitas dúvidas e incertezas geradas pela pandemia da COVID-19, o turismo ao ar livre tem sido alvo de muita procura pelos portugueses, desde o início da fase de desconfinamento. Este tipo de turismo assume-se como candidato a liderar as novas tendências de viagem para o Verão de 2020 e procurará fidelizar viajantes agora desconfiados quanto às formas tradicionais de turismo.

O setor do autocaravanismo acredita que oferece uma das formas mais seguras para voltar a viajar. Cada vez mais crescem a consciência e prioridade dadas ao “slow travel”, à conexão com a natureza e aos lugares menos conhecidos e massificados. A Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu, confirma esta tendência ao registar um aumento da percentagem de reservas para turismo doméstico – clientes que querem viajar no seu próprio país – de 112% em Abril e 165% em Maio, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por isso, que tal aproveitar o verão para refrescar junto da natureza? E não é necessário estar perto do litoral. A Indie Campers sugere-nos um roteiro para uma road trip sob o mote “liberdade”, propondo a (re)descoberta da região do Alentejo, cujos encantos se estendem muito além das praias.

  • 1. Parque Ecológico do Gameiro.
  • O percurso começa numa das mais belas paisagens do Alentejo. Situado na freguesia de Cabeção, concelho de Mora, o Parque Ecológico do Gameiro tem como principal ponto de interesse um passadiço de madeira com 1,5km de extensão. Pelo caminho, é recomendado parar para observar e aprender mais acerca da fauna e flora locais num dos vários postos de observação existentes. O parque conta também com uma ampla zona de lazer, parque de campismo, parque de merendas e um Centro de Interpretação Ambiental, entre vários outros pontos de interesse.
  • 2. Arraiolos.
  • Visitar Arraiolos é conhecer o coração do Alentejo. Esta vila tipicamente alentejana é conhecida pelo artesanato local, cujo incentivo se recomenda nos tempos que correm. Este percurso contempla uma paragem em Arraiolos para apreciar as razões da fama nacional e internacional dos tapetes e do castelo circular. Viajando de autocaravana, esta deverá ficar estacionada nas ruas mais afastadas do centro da vila, uma vez que muitas das ruelas não permitem a circulação de veículos e as que o permitem são estreitas para este tipo de transporte.
  • 3. Monsaraz.
  • A busca pela cultura alentejana continua com uma visita a Monsaraz. Esta vila medieval encontra-se situada no cimo de uma colina com vista para a barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Admirar as cerâmicas, visitar o castelo e caminhar pelas ruelas estreitas, com vistas de tirar o fôlego, são atividades altamente recomendadas. Há parques de estacionamento gratuitos na parte de fora da muralha. Para amenizar o calor da planície, surge como resposta a praia fluvial de Monsaraz, acessível e galardoada com bandeira azul.
  • 4. Praia Fluvial Azenhas do Guadiana.
  • O próximo destino desta road trip situa-se em Mértola e fará com que o viajante respire um ar ainda mais puro, se é que é possível a este ponto. As Azenhas do Guadiana são constituídas por duas azenhas e três moinhos de roquete ao longo do açude que atravessa o rio. Antigamente, estes engenhos eram utilizados para a produção de farinha. Esta praia não é vigiada: recomenda-se total atenção quanto aos efeitos da maré e às correntes fortes.
  • 5. Pego das Pias.
  • A natureza apresenta-se aqui na sua melhor forma. Este pequeno pedaço de paraíso no meio do Alentejo está isolado entre rochas e não sofreu intervenção humana. Chama-se Pego das Pias devido às cavidades circulares da rocha, provocadas por redemoinhos que aconteciam quando o nível da água era superior ao atual.
  • 6. Praia Fluvial de Odivelas.
  • É hora de descansar antes de apanhar a estrada de volta a casa. A Praia Fluvial de Odivelas é um local calmo e perfeito para aproveitar o último dia desta road trip pelo Alentejo. Muito perto, é possível encontrar um parque de campismo que poderá ser uma opção válida de pernoita. A praia também possui uma boa estrutura de bar, parque de merendas e ampla área de lazer, sendo possível praticar pesca ou outros desportos náuticos.
Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.