A easyJet, está a celebrar este ano, os 10 anos da instalação da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Desde março de 2015, a easyJet já transportou milhões de passageiros de e para o aeroporto do Norte do país, reforçando o seu compromisso com aquela região portuguesa e com o desenvolvimento do turismo, mobilidade e economia local.
A presença da easyJet no Porto remonta a 2007, com o primeiro voo a ligar a cidade a Genebra. Desde então, mais de 23,4 milhões de passageiros escolheram a easyJet para viajar de ou para o Porto.
Atualmente, a easyJet opera 27 rotas a partir do aeroporto do Porto, conectando a cidade a destinos em 12 países, incluindo França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Cabo Verde, República Checa e Luxemburgo, para além dos voos domésticos para o Funchal e Porto Santo.
No verão, a companhia realiza em média 56 voos diários de e para o Porto, com uma capacidade total superior a 3 milhões de lugares para o ano fiscal de 2025.
A base do Porto conta com 6 aviões Airbus A320, dois dos quais são modelos Neo, refletindo o compromisso contínuo da easyJet com a sustentabilidade. Que se juntam aos 5 aviões que também operam para o Porto desde outras bases, num total de 11 aeronaves a voar de e para o Porto. Além disso, 305 profissionais trabalham atualmente na base, contribuindo diariamente para a operação eficiente e segura da companhia.
Para José Lopes, Diretor Geral da easyJet Portugal,“Estabelecer uma base no Porto foi uma decisão estratégica e estamos empenhados em continuar a ser um agente ativo na internacionalização da região e na atração de novas oportunidades. Ao longo desta década, temos reforçado a nossa presença com investimento contínuo, rotas estratégicas e a criação de emprego qualificado. Acreditámos no potencial económico da região, no seu dinamismo e nas suas pessoas, e hoje essa aposta traduz-se numa operação sólida e numa relação duradoura com o Norte do país. Mais do que transportar passageiros, a easyJet tem contribuído para a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a internacionalização das empresas da região. Temos orgulho em dizer que a nossa atividade no país contribuiu significativamente para a democratização do transporte aéreo, permitindo que mais portugueses viajem de forma conveniente e acessível.”
Em resposta à crescente procura por destinos tropicais, a easyJet iniciou em outubro os voos para a ilha do Sal, em Cabo Verde, uma ligação direta estratégica que reforça os laços com as comunidades lusófonas. Este verão, a easyJet alarga ainda a sua rede com o lançamento de uma nova rota entre o Porto e Split, na Croácia, com voos às segundas e quintas-feiras a partir de 23 de junho.
A oferta da easyJet holidays também continua a crescer na região Norte. A partir de 1 de março de 2025, já foram registadas 2.869 reservas de clientes com destino ao Porto. As estadias mais populares têm a duração de 3 a 4 noites, com 96% das reservas efetuadas por adultos=. No total, mais de 21 mil passageiros já viajaram ou estão prestes a viajar através da easyJet holidays para o Porto, sendo que 80 hotéis estão atualmente disponíveis na plataforma.
Presente em Portugal desde 1998, a easyJet conta atualmente com 3 bases operacionais em Lisboa, Porto e Faro, onde estão estacionadas 19 aeronaves, além de uma capacidade adicional correspondente a 19 aeronaves não baseadas, e trabalham mais de 850 colaboradores locais. Com uma rede de cerca de 100 rotas e mais de 10 milhões de passageiros transportados só em 2024 (+8% face a 2023), a companhia reafirma o seu papel central no setor da aviação nacional.
Olhando para o futuro, a easyJet já disponibilizou a programação para o inverno 2025/2026, com mais de 2 milhões de lugares de e para Portugal, e para o verão de 2026, com mais de 2,5 milhões de lugares já à venda.
Para saber mais sobre a rede da easyJet e para efetuar reservas, visite easyJet.com.