O Eco Festival Azores Burning Summer celebra no fim de semana (30 e 31 de Agosto) na Praia dos Moinhos, São Miguel, Açores, a sua 10ª edição com um programa repleto de artistas e bandas que marcaram as suas 10 edições e com uma noite dedicada a Cabo Verde.
A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo, em especial à música africana, é uma das características mais marcantes deste Festival, cada vez mais cosmopolita. Há uma crescente procura pelas sonoridades quentes e exóticas de outras latitudes.
A primeira noite da 10ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer, 30 de Agosto, é especialmente dedicada a Cabo Verde, tendo como principal atração a artista Mayra Andrade, que se estreia nos Açores com o projeto “reEncanto”.
Acompanhada pelo compatriota Djodje Almeida na guitarra acústica, Mayra convida-nos a redescobrir algumas das suas canções mais belas, percorrendo a sua discografia desde Navega (2006) até Manga (2019), num concerto de atmosfera intimista que tem alcançado enorme sucesso nos mais variados palcos e que certamente se tornará mágico no anfiteatro natural do parque dos Moinhos.
A festa cabo-verdiana continua com a autenticidade do artista Princezito e o funaná eletrizante dos Ferro Gaita. A edição deste ano contará com a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Veiga, que vem ao Azores Burning Summer celebrar e reforçar a ligação que os dois arquipélagos mantêm pela via cultural.
Para a segunda noite, 31 de Agosto, foram convidados alguns dos artistas mais marcantes das edições passadas do Festival. A organização do festival convidou Moullinex (Luís Clara Gomes) para programar esta noite de sábado e para preparar um concerto especial e exclusivo para a comemoração dos 10 primeiros anos do festival, o único concerto em formato banda que Moullinex irá realizar em 2024, e terá como convidados especiais Selma Uamusse e Best Youth.
Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas na electrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios à escala global tanto do público como da crítica.
A programação musical para este ano vai contar com Mayra Andrade, Moullinex, Princezito, Ferro Gaita, Da Chick, Xinobi Live, a dupla Moullinex & Xinobi num back-to-back, MOINHOS REVIVAL (duas jam sessions organizadas pelos músicos Jaime Goth e Ricardo Reis), DJ Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, DJ Novo Major, DJ Isilda Sanches, DJ Herberto Quaresma, DJ Pedro Tenreiro, DJ Milhafre, DJ Mesquita & Laura, DJ Narco Paulo e DJ FLiP.
Neste ano de celebração, é ainda mais importante manter e melhorar a facilidade de acessos, o conforto do público, e torná-lo ainda mais acessível a todas as pessoas, de todas as idades.