Foi apresentada a edição em braille da 3ª edição do livro que reúne os melhores trabalhos de Jovens Autores de Histórias Ilustradas, uma iniciativa da Nissan Portugal, com o apoio da Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
O livro agora editado em braille, resulta de uma cooperação entre a Marca automóvel e a Biblioteca Nacional de Portugal, em particular com a Área de Leitura para Deficientes Visuais, que numa demonstração de grande entusiasmo e filantropia, se propôs associar ao projeto JAHI e transformou as dez melhores histórias vencedoras da edição 2014/15 num novo produto, capaz de disponibilizar a criatividade e talento dos seus 17 autores a um público mais alargado.
Dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos ao Censos 2011, apontam para a existência de cerca de 160 mil cegos em Portugal.
Com esta edição em braille “a Nissan pretende tornar o concurso o mais inclusivo possível, procurando consciencializar alunos invisuais ou com deficiências visuais mas aptos para a escrita e para a ilustração, inseridos em escolas regulares, para a participação no JAHI. Simultaneamente damos o nosso contributo para o prazer dos livros e da literatura a crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. Através da leitura promovemos a cidadania, proporcionando um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes e contributivos para um futuro mais sustentável”, sublinha Guillaume Masurel, Director-geral da Nissan Portugal.
Segundo Carlos Santos Ferreira, responsável pela Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, “a edição braille do Jovens Autores de Histórias Ilustradas – Edição 2014-2015, levada a cabo pela Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, facilita a inclusão de alunos com deficiências visuais, potenciando uma futura e profícua participação nesta relevante iniciativa da Nissan”.
Sobre o JAHI
O concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas surge da Visão da Nissan “Valorizar a Vida das Pessoas” e da sua política de Cidadania Azul, um compromisso para com a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais, o melhoramento da eficiência dos seus produtos e o investimento nas comunidades em que atua.
Iniciativa única na Europa e que se inspira no Children’s Storybook e Picture Book que a Nissan Motor organiza há mais de 30 anos com enorme sucesso no Japão, o concurso é dirigido às escolas secundárias e visa estimular a criatividade dos adolescentes desafiando-os a criar uma história original e ilustrá-la. O JAHI conta com a parceria da Leya e do Plano Nacional de Leitura desde a primeira hora.
Após três edições o JAHI vai agora cumprir um ano sabático, preparando-se para um regresso ainda mais inovador e entusiasmante para alunos, professores e escolas.