Home » Cultura » Livros » Edição em Braille de Jovens Autores de Histórias Ilustradas!
Edição em Braille de Jovens Autores de Histórias Ilustradas
Edição em Braille de Jovens Autores de Histórias Ilustradas

Edição em Braille de Jovens Autores de Histórias Ilustradas!

Foi apresentada a edição em braille da 3ª edição do livro que reúne os melhores trabalhos de Jovens Autores de Histórias Ilustradas, uma iniciativa da Nissan Portugal, com o apoio da Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

O livro agora editado em braille, resulta de uma cooperação entre a Marca automóvel e a Biblioteca Nacional de Portugal, em particular com a Área de Leitura para Deficientes Visuais, que numa demonstração de grande entusiasmo e filantropia, se propôs associar ao projeto JAHI e transformou as dez melhores histórias vencedoras da edição 2014/15 num novo produto, capaz de disponibilizar a criatividade e talento dos seus 17 autores a um público mais alargado.

Dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos ao Censos 2011, apontam para a existência de cerca de 160 mil cegos em Portugal.

Com esta edição em braille “a Nissan pretende tornar o concurso o mais inclusivo possível, procurando consciencializar alunos invisuais ou com deficiências visuais mas aptos para a escrita e para a ilustração, inseridos em escolas regulares, para a participação no JAHI. Simultaneamente damos o nosso contributo para o prazer dos livros e da literatura a crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. Através da leitura promovemos a cidadania, proporcionando um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes e contributivos para um futuro mais sustentável”, sublinha Guillaume Masurel, Director-geral da Nissan Portugal.

Segundo Carlos Santos Ferreira, responsável pela Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, “a edição braille do Jovens Autores de Histórias Ilustradas – Edição 2014-2015, levada a cabo pela Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, facilita a inclusão de alunos com deficiências visuais, potenciando uma futura e profícua participação nesta relevante iniciativa da Nissan”.

Sobre o JAHI

O concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas surge da Visão da Nissan “Valorizar a Vida das Pessoas” e da sua política de Cidadania Azul, um compromisso para com a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais, o melhoramento da eficiência dos seus produtos e o investimento nas comunidades em que atua.

Iniciativa única na Europa e que se inspira no Children’s Storybook e Picture Book que a Nissan Motor organiza há mais de 30 anos com enorme sucesso no Japão, o concurso é dirigido às escolas secundárias e visa estimular a criatividade dos adolescentes desafiando-os a criar uma história original e ilustrá-la. O JAHI conta com a parceria da Leya e do Plano Nacional de Leitura desde a primeira hora.

Após três edições o JAHI vai agora cumprir um ano sabático, preparando-se para um regresso ainda mais inovador e entusiasmante para alunos, professores e escolas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.