Home » Música & Eventos » FestivaisM » edpcooljazz encerrou 12ª edição com balanço positivo

edpcooljazz encerrou 12ª edição com balanço positivo

O edpcooljazz encerrou a 12ª edição com um balanço muito positivo, com mais de 45 mil as pessoas a desfrutaram de um cartaz de luxo, que esgotou o sete concertos realizados.

Um resultado que tem ainda maior relevância num ano em que, pela primeira vez, o festival ofereceu ao público três grandes concertos no Parque dos Poetas com os artistas de enorme dimnsão, que compuseram o cartaz.

Mas o edpcooljazz não foi só música. Para além dos concertos, a edição de 2015 levou realizou uma ação de solidariedade social que permitiu reunir 8 mil euros para a CerciOeiras através do leilão de uma guitarra assinada por Mark Knopfler em frente ao vencedor antes de subir ao palco. Esta verba vai beneficiar os utentes da instituição através da aquisição de material técnico essencial para o seu bem-estar, designadamente cadeiras de rodas e gruas de transferência, entre outros equipamentos.

Também a vertente ambiental foi fortemente considerada pelo festival que prima pela sua sustentabilidade através da compensação total das emissões de gases com efeito de estufa (CO2 equivalente).

As emissões totais do festival foram calculadas com base na informação das viagens, deslocações e alojamento dos artistas convidados, mobilidade dos espectadores, da utilização dos geradores e da organização do festival. Todas estas emissões foram calculadas e integralmente compensadas pela marca internacional e)mission®, através de um projeto gerador de créditos de carbono, que se localiza nas Honduras e que consiste numa pequena central hidroelétrica de fio de água, com uma potência instalada de 4MW.

O principal objetivo deste projeto é gerar energia de forma limpa e segura, sem prejudicar o meio ambiente, garantindo a segurança no abastecimento de energia elétrica e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. O projeto escolhido contribui para o desenvolvimento da região, através da eletrificação de vilas, construção de escolas, de uma esquadra de polícia e de uma unidade móvel de medicina dentária. Mais informações sobre o projeto em www.e-missionneutral.com.

Sempre com a comodidade como um dos objetivos principais já que distingue o edpcooljazz de outros festivais, a organização decidiu, este ano, introduzir os serviços de Valet Parking, permitindo o estacionamento reservado e personalizado junto aos recintos dos concertos, e os BlueBuggies, da Blueticket, que asseguraram transferes gratuitos entre o Oeiras Parque e o Parque dos Poetas a todos aqueles que tivessem consigo o bilhete para o evento. Ao chegar, Hamburgueria do Bairro, Maria Wurst e Focaccia In Giro eram as deliciosas novidades que, juntamente com Santini, A Tarte, Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, bares Super Bock e vinhos da Casa Ermelinda Freitas, constituíam o Cool Pick & Go, o espaço gastronómico do edpcooljazz.

Ao longo destes 12 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 130 concertos, juntando mais 320.000 pessoas que, num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões, pôde assistir a espetáculos únicos numa junção exclusiva entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do edpcooljazz, Cool Energy.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.