O Portal da Queixa analisou os dados referentes às reclamações dos consumidores no setor da Educação, os quais traduzem alguns dos problemas com que se deparam os portugueses no regresso às aulas.
Dificuldades no processo das matrículas online, dificuldades referentes aos vouchers disponibilizados pelo programa MEGA, falta de vagas, são alguns dos principais motivos das queixas que, desde o início do ano e até 9 de setembro, já contabilizaram mais de 700 reclamações. Um crescimento de 133% face ao ano anterior.
As dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas, o site através do qual se processaram, este ano, as matrículas ou sua renovação, os problemas referentes com os livros escolares, concretamente, com os vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) disponibilizados online pelo Ministério da Educação (ME), bem como, as dificuldades técnicas verificadas no acesso a ambos os portais, foram algumas das principais reclamações registadas no Portal da Queixa no setor da Educação.
No Portal da Queixa, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de apenas 26.2% e de 6.3% de taxa de solução, deixando os consumidores, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta. O Índice de Satisfação do ME está pontuado em 16.9 (em 100).