Home » Atualidade » Nacional » Efetivos das forças de segurança em missão internacional
Efetivos das forças de segurança em missão internacional

Efetivos das forças de segurança em missão internacional

No balanço mensal à atividade das forças de segurança nacionais, além fronteiras, o Ministério da Administração Interna (MAI), informa que tinha em fevereiro deste ano, 166 efetivos destacados em missão no estrangeiro ao serviço das Nações Unidas e da União Europeia (UE) ou junto de embaixadas e consulados portugueses.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Geral do MAI, havia 78 efetivos da Guarda Nacional Republicana (GNR), 50 da Polícia de Segurança Pública (PSP) e 38 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) – as Forças e Serviços de Segurança tutelados pelo MAI – destacados em Missões e Funções Internacionais ou de proteção a representações diplomáticas portuguesas.

A par da participação em missões ou colocação em agências e instituições internacionais, maioritariamente na Europa e em África, alguns desses elementos operam como Oficiais de Ligação (GNR, PSP) e Oficiais de Ligação de Imigração (SEF) junto da rede diplomática e consular portuguesa.

Do total de 166 elementos, dos quais 18 mulheres (10,8%), 105 estão colocados na Europa, 45 em África, 8 na Ásia e 8 nas Américas do Norte e do Sul.

A nível europeu, destacam-se as presenças nas missões de treino e aconselhamento da UE na Ucrânia, Geórgia, Moçambique e Somália – além das realizadas pela Frontex –, assim como junto do Governo de Timor-Leste, da Interpol, Força de Gendarmaria Europeia (Eurogendfor) ou Guardia Civil espanhola.

No quadro das Nações Unidas, realce para as participações na Missão de Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, sigla em inglês) e na do Mali (MINUSMA), assim como na Missão de Verificação na Colômbia (UNVMC).

Os Oficiais de Ligação de Imigração estão presentes em Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, Guiné-Bissau e Índia.

Já os Oficiais de Ligação estão em Angola, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como junto da Europol e da Representação Permanente de Portugal junto da UE.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.