Home » Cultura » Livros » Elvas – das Invasões francesas às guerras liberais
Elvas – das Invasões francesas às guerras liberais
Elvas – das Invasões francesas às guerras liberais

Elvas – das Invasões francesas às guerras liberais

É hoje apresentada na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, em Elvas, a obra “Elvas – das Invasões francesas às guerras liberais”, da autoria de Teresa Fonseca.

elvas-das-invasoes-francesas-as-guerras-liberaisEditada pelas Edições Colibri, a obra procura efetuar a recuperação possível do quotidiano de Elvas e do seu termo no período, particularmente agitado mas recheado de acontecimentos, de tensões sociais e de paixões políticas, que medeia entre a retirada dos Franceses, em 1808 e a proclamação da vitória liberal, em 1834, após a assinatura da Convenção de Évoramonte.

No livro é ainda abordado o impacto socioeconómico da significativa presença dos militares, naquela que era uma das mais importantes praças-fortes do reino e analisa a sua especificidade enquanto terra de uma movimentada fronteira, por onde transitaram, nos dois sentidos, não só os tradicionais negociantes, almocreves, contrabandistas, salteadores, criminosos fugidos à justiça, residentes nas terras raianas ou forasteiros, mas outros viajantes habituais em períodos conturbados, como contingentes militares, espiões, desertores, guerrilheiros e perseguidos políticos.

A autora

A autora do livro, Maria Teresa Couto Pinto Rios da Fonseca, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em História das Ideias Políticas por esta última Faculdade.

Esta é a sua obra mais recente, uma vez que é autora de doze livros e de meia centena de artigos sobre História Moderna e Contemporânea, publicados em revistas municipais e académicas, nacionais e estrangeiras, tendo ainda publicado dois livros de divulgação histórica, destinados ao público juvenil.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.