Home » Municipios » Elvas é finalista ao prémio “Município do Ano”
Elvas é finalista ao prémio “Município do Ano”
Elvas é finalista ao prémio “Município do Ano”

Elvas é finalista ao prémio “Município do Ano”

O município de Elvas encontra-se entre os 36 finalistas a concurso ao prémio “Município do Ano”, atribuído pela Universidade do Minho através da sua plataforma UM-Cidades.

Dos 94 municípios a concurso foram apuradas 36 candidaturas ao prémio que “visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses em projetos implementados e com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade”, conforme os objetivos definidos pela UM-Cidades.

O impacto positivo e significativo que a emblemática obra de arquitetura militar de Elvas – o Forte da Graça – tem representado para o município elvense fundamenta o motivo na aposta do projeto ao concurso deste ano.

O Forte da Graça encontra-se classificado como Património Mundial da UNESCO, desde 2012 e, juntamente com o Centro Histórico, o Aqueduto da Amoreira, o Forte de Santa Luzia e os Fortins de São Mamede, São Pedro e São Domingos, integra a área de 179 hectares, denominada de “A Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, que representa a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo.

Os projetos selecionados estão agrupados em 9 categorias, de acordo com a sua localização geográfica, sendo que a cada categoria concorrem 4 projetos.

O Forte da Graça está inserido na categoria “Alentejo” e concorre diretamente com os municípios de Avis, Ponte de Sôr e Santarém, que levam a concurso os projectos “Ludotecas Municipais, Pilar de apoio às famílias”, “Klitos@21stCenturyPreshools” e “Troço a Troço”, respectivamente.

De relembrar que, em 2015, o Forte da Graça, foi distinguido como o Melhor Projecto Público do Alentejo, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Santarém pelo contributo para a melhoria da oferta turistica e para a competitividade do sector na região do Alto Alentejo.

O município de Vila do Bispo, em Sagres, vencedor da edição anterior, irá acolher a Gala de entrega dos Prémios Município do Ano, que se realizará no próximo dia 3 de junho na vila sede do município.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.