Home » OPINIÃO... » Artigo de Opinião » Crónica da Semana » Emagrecer com tempo de forma mais saudável
Emagrecer com tempo de forma mais saudável

Emagrecer com tempo de forma mais saudável

Perder peso de uma forma rápida não podia soar melhor ao ouvido de quem pretende emagrecer. Mas quanto tempo foi preciso para que o peso deixasse de ser normal e passasse a ser excessivo? Salvo algumas situações específicas, o aumento de peso é um processo relativamente lento e gradual. E da mesma forma que não se aumenta de peso da noite para o dia, também não se pode emagrecer do dia para noite.

O corpo humano é feito de hábitos, portanto, o organismo vai criando uma habituação ao peso, não sendo possível obter resultados em poucas semanas. Para que consiga ter o corpo desejado no início do verão, é aconselhado que inicie o tratamento em finais de março, para que todo o procedimento ocorra de forma saudável e progressiva.

Além disto, emagrecer de forma gradual ajuda o corpo a preparar-se para o novo peso. O mais importante nesse processo é associar isso a uma mudança de hábito. Ao emagrecer de forma consistente, seguindo um plano elaborado por um especialista, alterando a alimentação e fazendo exercício físico, há uma mudança na composição corporal, eliminando a gordura enquanto se ganha massa muscular.

Por outro lado, perdas de peso repentinas exigem mudanças alimentares demasiado radicais, que conduzem à privação de nutrientes fundamentais para o corpo. Dietas demasiado rápidas podem comprometer as funções cardíaca e renal. Os transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia e compulsão alimentar também estão diretamente relacionados com as perdas de peso repentinas. Além do mais, dificilmente se consegue manter o peso atingido durante muito tempo.

Quando há um emagrecimento rápido através do jejum ou de uma restrição calórica severa, muitas vezes perde-se tanto músculo como gordura. Por outro lado, quando se perde peso devagar, é possível preservar a massa muscular magra, o que mantém o metabolismo acelerado durante o processo.

Assim, um tratamento bem planeado, adequado às necessidades individuais e objetivos de cada um, permite uma perda de peso saudável e equilibrada, evitando o “fenómeno ioiô”, mas também permitindo uma manutenção do peso perdido a longo prazo.

Para atingir os objetivos, é necessário tempo para melhorar fisicamente de forma lenta e gradual. É importante ter em mente que a meta é mudar o seu estilo de vida e não apenas o tamanho da sua roupa. Para emagrecer com saúde é essencial o consumo de todos os grupos de alimentos em quantidades adequadas, além do acompanhamento de um profissional qualificado ao iniciar qualquer mudança.

Se quer perder peso e ter o corpo desejado no verão, inicie já o seu programa de tratamento. Invista em si. Com tempo.

Andreia Monteiro
Diretora Clínica da Clínica Pilares da Saúde

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.