Home » Atualidade » Nacional » Empreendedorismo e Competitividade em Terras de Bouro

Empreendedorismo e Competitividade em Terras de Bouro

“Empreendedorismo e Competitividade em Terras de Bouro” foi o tema do Workshop, que decorreu no Auditória das Termas do Gerês, na passada quarta feira (15), uma iniciativa da BICMINHO com a colaboração da Câmara Municipal das Terras de Bouro, uma parceria entre as duas entidades para a promoção conjunta do empreendedorismo na região.

É possível criar com sucesso um negócio próprio de base local e atrair investimento para a região, foi a principal conclusão no final desta iniciativa, que vai percorrer vários concelhos da região com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação junto dos empresários, no âmbito do projeto Minho Empreende – Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade, cofinanciado pelo programa ON.2 – O Novo Norte.

(…) ‘A chave do sucesso dos novos projetos empresariais está sobretudo na atitude e espírito empresarial dos empreendedores’, referiu Nuno Gomes. O Administrador Executivo do BICMINHO destacando as condições favoráveis à iniciativa empresarial e ao investimento existente em Terras de Bouro, nomeadamente a riqueza dos seus recursos naturais, a existência de pessoas qualificadas e empresas de referência do concelho, e todos os fatores imateriais ligados à marca “Gerês”, como é o caso da tradição, bem-estar, artesanato, áreas protegidas e património histórico e etnográfico.

O Administrador Executivo do BICMINHO, congratulou-se com a forte adesão a esta iniciativa, que visou promover o empreendedorismo de base local e lembrou a importância destes encontros para a divulgação de apoios e incentivos ao dispor das empresas existentes e das start ups prestes a nascer.

Joaquim Cracel, Presidente do Município das Terras de Bouro, destacava os sectores do Turismo e Bem-Estar, Agricultura e Produtos Tradicionais, Ambiente e Paisagem, e Cultura e Património, realçando ainda a aposta na promoção do desenvolvimento económico que tem vindo a ser desenvolvida no concelho e o compromisso assumido com todos os empreendedores. ‘Queremos materializar os vossos projetos, por isso temos isenção de taxas, uma taxa de IMI mínima, instalação em curso de rede fibra ótica, lotes a “preços e saldo” para fixar jovens no concelho, captar empresas para a região e, consequentemente, cria mais postos de trabalho’, afirmou (…).

O território de intervenção desta iniciativa, corresponde ao espaço geográfico do Minho de baixa densidade, abrangido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, num total de 24 municípios. Os destinatários são: potenciais empreendedores inovadores; PME com necessidades de intervenção ao nível da inovação, da modernização e competitividade; e Empreendedores dos projetos complementares de natureza privada da EEC Minho In.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.