Home » Economia » Empresas » Empresas alemãs longe da paridade de género em Portugal
Empresas alemãs longe da paridade de género em Portugal

Empresas alemãs longe da paridade de género em Portugal

O estudo apresentado pela farmacêutica Merck Portugal, conclui que a maioria das empresas alemãs em território nacional, “estão longe da paridade de género em cargos de liderança”. Este estudo que avalia a diversidade nas empresas alemãs em Portugal, foi realizado em parceria com a Câmara do Comércio Luso-Alemã.

As conclusões que representam 88% das empresas alemãs em Portugal, num total de 25.000 colaboradores confirmam que o top management destas empresas continua a ser dominado pelos homens, apesar das mulheres terem maior grau de escolaridade.

Os dados integrais foram apresentados no arranque das comemorações dos 90 anos da Merck em Portugal, num evento que contou com uma análise à evolução da ciência nos últimos 90 anos, bem como um debate sobre o tema da diversidade, equidade e inclusão.

77% do top management destas empresas é do género masculino, face a 18% das mulheres, percentagem bem distante da defendida pela Estratégia para a Igualdade de Género da Comissão Europeia, que define uma representatividade mínima feminina de 40%.

Este estudo, realizado pela MOAI Consulting com o apoio da Merck e da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, num universo de 88% das empresas alemãs com subsidiárias em Portugal, inquiriu 22 participantes com cargos de liderança, os quais representam cerca de 25.000 colaboradores em Portugal, confirmando que os conceitos de DE&I são uma prioridade para homens e mulheres, ainda que a percentagem feminina seja de 100% e a masculina se fique pelos 88%. Olhando para as nacionalidades, há também diferenças: a totalidade dos inquiridos alemães considera estes conceitos prioritários, comparando com 82% dos portugueses.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.