Home » Atualidade » Nacional » Empresas do setor imobiliário em risco de incumprimento
Empresas do setor imobiliário em risco de incumprimento

Empresas do setor imobiliário em risco de incumprimento

De acordo com os dados do Insight View, da Iberinform, Faro e Lisboa são os distritos que apresentam maior deterioração do risco de crédito entre as empresas de compra e venda de imóveis.

Nos últimos anos, Portugal tem sido palco de um crescimento exponencial no mercado imobiliário, impulsionado por diversos fatores, desde a recuperação económica até à acessibilidade ao crédito bancário. Em 2022, o setor registou um aumento expressivo de 37% no volume de transações, reforçando ainda mais a sua importância na economia portuguesa.

Contudo, segundo os dados do Insight View, o setor de compra e venda de imóveis apresenta um elevado risco para 32% das empresas portuguesas, enquanto 57% enfrentam um risco considerado médio e apenas 11% desfrutam de uma situação de baixo risco. Apesar destes desafios, o tecido empresarial é dominado por microempresas, representando cerca de 94% do total, enquanto as pequenas empresas compõem cerca de 6%, e as médias e grandes empresas representam menos de 1%.

No que diz respeito à antiguidade das empresas, constata-se que a maioria é relativamente recente, com 17% estabelecidas no último ano, 30% nos últimos dois a cinco anos, e 20% nos últimos seis a dez anos. Empresas com 11 a 15 anos representam 9%, enquanto aquelas com 16 a 25 anos compõem 15% do total. As empresas com mais de 25 anos representam apenas 9% do universo analisado.

No que toca à distribuição geográfica, Lisboa continua a ser o epicentro do setor, com 39% das empresas sediadas na região, seguida pelo Porto com 19%, Braga com 8%, Faro com 6%, e Setúbal com 5%. As restantes regiões do país representam 23% das empresas. É relevante notar que, em termos de risco de crédito, Faro surge como o distrito mais vulnerável, com 36% das empresas a enfrentarem um risco elevado ou máximo de incumprimento, seguido por Lisboa (34%), Setúbal (33%), Braga (32%), e Porto (31%). As empresas localizadas noutras regiões apresentam apenas 17% de risco de incumprimento.

Uma análise dos indicadores financeiros revela um aumento de 2,4% nos ativos e uma redução de 2,5% nos passivos das empresas de compra e venda de imóveis em Portugal, indicando uma gestão mais eficiente dos recursos. O endividamento das empresas também diminuiu, passando de 62,44% para 59,41%, o que reflete uma redução do risco financeiro. Além disso, a redução do prazo médio de recebimento de 34 para 28 dias, e do prazo médio de pagamento de 68 para 54 dias, evidencia uma maior eficiência na gestão do fluxo de caixa.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.