Home » Atualidade » Europa » Empresas e cultura incentivam ao voto nas europeias
Empresas e cultura incentivam ao voto nas europeias

Empresas e cultura incentivam ao voto nas europeias

Jovens voluntários, grupos pan-europeus da sociedade civil e grandes empresas juntaram-se à campanha #UsaOTeuVoto para as eleições europeias que terão lugar de 6 e 9 de junho.

Representantes das comunidades empresariais, culturais e sem fins lucrativos da Europa, juntaram-se à campanha para sensibilizar para a importância das eleições e incentivar os cidadãos de toda a União Europeia (UE) a votar.

Mais de 500 importantes organizações pan-europeias e muitas outras a nível nacional promoveram a campanha #UsaOTeuVoto através das suas redes, com as suas próprias ações ou nos seus canais nas redes sociais. A campanha «I Count, I Vote» da Save The Children inclui um vídeo e recursos visuais do LinkedIn para incentivar a votação. A Associação Europeia para a Democracia Local lançou a sua campanha «TALE – TAke the Lead in the EU Elections», também para incentivar a participação eleitoral.

O Conselho Europeu para os Refugiados e Exilados lançou a campanha #EUisU + Vote EP 24, com uma canção e vídeos motivacionais dos cidadãos que incentivam ao voto. O projeto «eurVote eurFuture» da Democracy International, em 10 países, também tenta sensibilizar para as eleições para o Parlamento Europeu através de eventos, folhetos informativos, autocolantes «Voto no Futuro» e vídeos sobre como votar, destinados aos eleitores que votam pela primeira vez. A «Inclusion Europe» apresentou uma campanha para os direitos de voto das pessoas com deficiência intelectual, partilhando conteúdos no Instagram que incentivam a participação.

Em Portugal, voluntários organizaram eventos de surf adaptado para pessoas com deficiência em parceria com clubes desportivos locais. Na Alemanha, um torneio de basquetebol reuniu mais de 100 participantes. Na Irlanda, Daniel Long, um jovem agricultor, juntou-se a outros voluntários para organizar uma série de eventos eleitorais na Irlanda rural e em universidades. Em Espanha, o jovem Pol Villaverde criou a Palumba, uma aplicação móvel pan-europeia para ajudar as pessoas a descobrir em que partido ou candidato votar.

Empresas como a plataforma de streaming de música Spotify e a fabricante sueca de alimentos Oatly estão a incentivar os seus clientes a votar e a informá-los sobre as eleições nas suas plataformas. Como parte da campanha #AllHandsForDemocracy, a Universal Music está a distribuir um selo relacionado com as eleições a quem vai assistir a concertos.

Quase 900 cinemas em toda a União Europeia comprometeram-se a mostrar o vídeo da campanha #UsaOTeuVoto antes das exibições. Os organizadores dos festivais de cinema em França, na Bulgária, na Alemanha e nos Países Baixos incentivaram os frequentadores de festivais e os profissionais da indústria cinematográfica a votarem através de faixas e cartazes eletrónicos, enviando boletins informativos e publicações nas redes socias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.