Site icon Ipressjournal

Encerramento do Festival de Órgão do Algarve

Encerramento do Festival de Órgão do Algarve

Após mais uma semana de grandes concertos, o Festival de Órgão do Algarve está prestes a encerrar. Convidado para fechar a 12.ª edição do evento, o organista Javier Artigas junta-se aos Ministriles de Marsias, para nos presentearem com dois concertos únicos!

Na sexta-feira 29 de novembro, na Igreja de Santiago de Tavira, Javier Artigas e os Ministriles de Marsias combinam órgão, corneta, bajoncillo, chirimía, sacabuche e bajón em invenciones de glosas.

No sábado 30 de novembro, a Igreja da Sé em Faro será palco de uma autêntica batalha musical com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas, interpretadas pelo organista espanhol e pelo conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais.

Javier Artigas fez a sua formação no Conservatório em Zaragoza, em piano, órgão e cravo, estes dois últimos sob a direção de José Luis González Uriol. Realiza regularmente concertos por Espanha, Europa e Ásia, nos ciclos mais importantes dedicados ao órgão e ao cravo. Realizou gravações para RNE, Radio Clásica e RTVE. É assessor para o restauro e conservação dos órgãos históricos da Comunidad de Murcia. É coordenador das Jornadas Internacionais de Órgão de Zaragoza e do Festival de Música Antiga de Daroca. É professor no Conservatório Superior de Música de Múrcia, como Chefe do Departamento de Música Antiga e catedrático de órgão e cravo.

Ministriles de Marsias é um verdadeiro conjunto de menestréis, nome dado aos instrumentos de sopro nas capelas das catedrais. O nome do grupo refere-se à disputa entre o civilizado Apollo com a sua harpa e o bárbaro menestrel Mársias soprando na tibia. O grupo é especializado na interpretação de música espanhola, instrumental e vocal, recriando o modelo típico nas capelas das igrejas e catedrais, onde os menestréis eram indispensáveis desde o final do século XV até meados do século XVIII. Os elementos do grupo lecionam música, são membros de orquestras sinfónicas como solistas do instrumento moderno, desenvolvem trabalho de pesquisa musicológica e realizam recitais a solo.

Os concertos realizam-se às 21h30 com entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2019 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Partilhe:
Exit mobile version