Home » Saúde » Encontro Portugal AVC no próximo dia 13 de abril em Lisboa
Encontro Portugal AVC no próximo dia 13 de abril em Lisboa

Encontro Portugal AVC no próximo dia 13 de abril em Lisboa

A superação do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o tema do encontro promovido pela Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, que vai ter lugar no próximo dia 13 de abril, no Fórum Lisboa, Avenida de Roma 14, da capital portuguesa. Esta é uma iniciativa dirigida a sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e outros interessados.

“A partir do mote «juntos para superar», preparámos um programa que visa não só juntar diferentes sobreviventes de AVC e respetivos familiares e cuidadores numa troca de experiências, como também contribuir para o debate público sobre a importância do acompanhamento e reabilitação do doente, assim como sobre a urgente necessidade de reduzir a incidência do AVC em Portugal, uma das principais causas de morte e de incapacidade no país”, afirma António Conceição, presidente da Associação.

Um dos principais destaques do evento, acrescenta, “serão as sessões que irão contar com partilhas de testemunhos, na primeira pessoa, de sobreviventes de AVC e cuidadores. Para além disso, vão realizar-se diversos debates sobre reabilitação multidisciplinar e acompanhamento do pós-AVC, entre outros temas”.

Para inscrições ou mais informações, consultar: https://www.portugalavc.pt/

O AVC ocorre como resultado de uma oclusão ou de uma rotura de um vaso sanguíneo cerebral, levando a que uma parte do cérebro deixe de funcionar por não lhe chegar sangue com oxigénio e glicose necessários à sua sobrevivência. De acordo com a zona afetada, a pessoa poderá ficar subitamente com deficiências como incapacidade para falar, movimentar uma parte do corpo, ou outras.

A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos tem por objetivo a promoção de iniciativas que visem, por um lado, contribuir para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral e suas consequências, de forma a minimizar a morbilidade e mortalidade associadas a este, e por outro, contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos doentes sobreviventes de AVC, seus familiares e cuidadores, de âmbito nacional.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.