Home » Ciência & Tecno » Encontro Português de Inteligência Artificial em Coimbra

Encontro Português de Inteligência Artificial em Coimbra

Ricard Solé, biólogo e físico, autor de “Vidas sintéticas”, uma obra que aborda um vasto conjunto de questões desencadeadas pelo desenvolvimento do campo da inteligência artificial, nomeadamente biologia sintética e vida artificial, é um dos participantes do Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA), que tem lugar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), entre os próximos dias 8 e 11 de setembro.

O encontro, onde também participam Helder Coelho, um dos pais da inteligência artificial em Portugal, e François Pachet, diretor do Laboratório de Informática da SONY em Paris, reúne mais de uma centena de investigadores e académicos de todo o mundo.

Ao longo de quatro dias debate-se a evolução e a consolidação do conhecimento na área da inteligência artificial, bem como as implicações geradas por essa evolução e os limites que se devem impor à aplicação da inteligência artificial.

As novas tendências da investigação neste campo do conhecimento e a discussão de áreas emergentes como Aprendizagem Profunda, uma das mais revolucionárias e promissoras técnicas para “dar mais inteligência” aos computadores, vão estar em destaque no EPIA.

Embora possamos pensar que a inteligência artificial não passa de ficção, «a verdade é que, apesar dos desafios que ainda tem pela frente, a distância entre a realidade e a ficção poderá ser ultrapassada a médio prazo», observam Francisco Baptista Pereira e Penousal Machado, investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e responsáveis pela organização do encontro.

Os investigadores acreditam que «no futuro, a inteligência artificial terá um papel muito importante na resolução de grandes problemas do mundo. A ciência tem permitido avanços muito significativos na construção de mundos artificiais em áreas muito distintas como, por exemplo, medicina, robótica, ambiente e inteligência de negócio.»

O programa do Encontro Português de Inteligência Artificial está disponível em: http://epia2015.dei.uc.pt/program/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.