Site icon Ipressjournal

Escapadas pelo Norte de Portugal em autocaravana

Escapadinhas pelo Norte de Portugal em autocaravana

É precisamente quando ainda estamos condicionados pela pandemia e as soluções de mini férias para aliviar o stress, não aconselhando as grandes viagens, que o autacavanismo surge como o melhor meio para uma saída por sítios e locais à descoberta deste país.

O verão acabou, mas isso não significa que as viagens também tenham que terminar. As micro-férias, escapadinhas de fim de semana ou fins de semana prolongados, foram as opções de férias mais populares em 2020 e a tendência é que esta forma de turismo se mantenha durante os próximos tempos.

As deslocações de curta duração acabaram de igual forma por incentivar a prática do slow travel: um estilo de viagem “sem pressas” que acabou por ser outra grande tendência para os viajantes de todo mundo, principalmente devido à pandemia do Covid-19. Esta modalidade de viagem é a opção ideal para uma road trip numa autocaravana, garantindo deste modo liberdade, flexibilidade e, acima de tudo, segurança.

Com a diminuição das temperaturas, esta é a altura ideal para explorar e (re)descobrir a região Norte de Portugal. História, cultura, gastronomia e natureza são as palavras-chave do roteiro criado pela Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu. O itinerário tem início no Porto e é ideal para todos aqueles que se queiram fazer à estrada para uma escapadinha pelo Norte do país e explorar os destinos sugeridos, através de uma nova perspectiva.

Vila do Conde

Esta rota pelo norte do país começa nesta pequena Vila que está localizada a aproximadamente 30 kms do Porto. Para além do mar, Vila do Conde é também banhada pelo rio Ave. Assim, é também uma vila piscatória, com um importante papel na história da seca do bacalhau. Para além das charmosas construções e dos tão bem cuidados parques, o Mosteiro de Santa Clara é uma das principais atrações. Se o objetivo for o contacto com a natureza, a cidade oferece uma ciclovia, que interliga a zona do rio com a zona do mar e, ainda, com a cidade vizinha. Os viajantes poderão ainda aventurar-se e esticar as pernas numa caminhada pelo passadiço de madeira, que está localizado junto ao mar e possui aproximadamente 9 kms de extensão.

Barcelos

Destino famoso principalmente pela sua produção de cerâmica, o município de Barcelos é ideal para os apaixonados por arte. No Museu da Olaria e no Centro de Artesanato de Barcelos, existem regularmente exposições de artistas locais, onde a arte minhota poderá ser apreciada. É também na cidade de Barcelos que decorre a maior feira de artesanato do país, no Largo da Feira. Para estacionar a autocaravana, existe a opção de o fazer no parque de estacionamento que está localizado na entrada do município.

Viana do Castelo

Sinônimo de história e de cultura, esta cidade merece igualmente uma visita. Seja para uma caminhada no centro histórico ou para um passeio junto ao mar ou ao rio, este é o destino ideal para escapadinhas em família. O navio Gil Eanes, o Museu do Traje e o Santuário de Santa Luzia, são algumas das grandes atrações em Viana do Castelo. Para o lanche da tarde, a pastelaria Manuel Natário produz, às 16h, as conhecidas fornadas de bolas berlim, consideradas por muitos as melhores de Portugal.

Ponte de Lima

Seja em família ou a dois, Ponte de Lima é um destino a não perder. Esta que é a vila mais antiga de Portugal, tem muito para oferecer. Desde passear pela Ecovia do Lima, com dezenas de quilómetros de extensão, até atravessar a Ponte Velha (a ponte Medieval sobre o rio Lima), a paisagem é sempre de tirar o fôlego. Esta vila histórica deverá ser visitada sem pressa, de modo a apreciar cada um dos seus únicos detalhes e características.

Mosteiro de São Martinho de Tibães

A próxima paragem desta road trip não é propriamente uma localidade, mas sim uma atração “must-visit” em Braga. Datada entre o final do século X e início do século XI, esta é uma das construções mais antigas da cidade. Um mosteiro pouco conhecido, onde a sua história, o próprio edifício e os seu jardins são motivos suficientes para realizar uma visita.

Guimarães

Antes de voltar para o Porto, Guimarães também merece um lugar no roteiro, mesmo para aqueles que já visitaram a cidade anteriormente. Com uma beleza única, o centro histórico é considerado património cultural da UNESCO. O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança são as principais atrações a visitar. Para os mais gulosos, a principal atração em termos gastronómicos são os doces típicos locais.

Sobre a Indie Campers

A Indie Campers é a empresa líder no aluguer de autocaravanas na Europa. Atualmente conta com uma frota de mais de 1.200 veículos em 40 cidades em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Croácia, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Islândia e Áustria e nas ilhas do Mediterrâneo Córsega, Sardenha e Sicília.
As autocaravanas podem ser levantadas e depositadas em diferentes localizações, permitem assistência em viagem 24h, 7 dias por semana, de maneira a proporcionar a melhor experiência possível de road trip. Incluem também frigorífico, kit de limpeza e ar condicionado.
Entre os extras disponíveis, existem transfer de ida e volta para o aeroporto, roupa de cama, bicicletas, pranchas de surf, mesas e cadeiras de exterior, entre outros.
A Indie Campers conta com clientes de mais de 130 nacionalidades e mais de 200.000 noites em autocaravanas.

Partilhe:
Exit mobile version