Home » Cultura » Livros » ESCAPARATE DE LIVROS EM 17 DE AGOSTO

ESCAPARATE DE LIVROS EM 17 DE AGOSTO

Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem

Sinopse (Editor: Fim de S√©culo Edi√ß√Ķes)

 

Vivemos hoje sob o imp√©rio da imagem. Depois da voz e da escrita, √© a imagem que adquire uma inaudita relev√Ęncia. Ela determina a nossa vida de forma cada vez mais decisiva. Tanto a nossa maneira de ver o mundo como a forma de nele inscrevermos a nossa exist√™ncia individual e colectiva.

 

Qual o bem fundado desta apreciação? Em que consiste o novo estatuto da imagem, se é que existe? De que modo pensar a herança da escrita no interior da civilização da imagem? Será a imagem apenas um meio de aceder ao conceito, uma mediadora efémera, uma simples e fugaz aparição? Ou, pelo contrário, a imagem é a apresentação sensível de uma ordem que só nela e por ela se dá a ver?

 

Numa época em que parece prevalecer a realidade técnica do artifício, não surpreende que a imagem, sendo quase o seu arquétipo, se tenha tornado um tema inesgotável de estudo, segundo as mais diversas perspectivas de investigação.

 

Os textos reunidos neste volume reflectem a condição de transversalidade e transdisciplinaridade Рque é também não-disciplinaridade Рa que o discurso teórico sobre as imagens está obrigado.

500 SARDINHAS

Sinopse (Editor: INCM ‚Äď Imprensa Nacional Casa da Moeda)

A Sardinha resulta da colabora√ß√£o entre a EGEAC – Empresa de Gest√£o de Equipamentos e Anima√ß√£o Cultural, EM e o ateli√™ Silvadesigners, sob a dire√ß√£o criativa de Jorge Silva. Foi criada em 2003, granjeando, desde logo, o consenso e aplauso no mundo do design. Por√©m, fen√≥meno de r√°pida expans√£o, ela √© criada e recriada por diversos artistas – designers, artistas pl√°sticos, ilustradores ou artes√£os -, oficial ou ¬ęclandestinamente¬Ľ, materializando-se em objetos diversos e atingindo o estatuto de um √≠cone.

 

Em 2010 a EGEAC promove o primeiro concurso internacional de design da imagem da Sardinha, a que j√° se sucederam outras duas edi√ß√Ķes, com respostas sempre em n√ļmeros multiplicados de ano para ano.

 

A edi√ß√£o de 2013, ano do 10¬ļ anivers√°rio da Sardinha, contou com mais de seis mil propostas, de onde sa√≠ram dez vencedores, de nacionalidades diversas. Esta √© uma edi√ß√£o comemorativa dos 10 anos da Sardinha enquanto elemento identificador das Festas de Lisboa, que, para al√©m das dez vencedoras, apresenta uma sele√ß√£o de 500 dentre todos os projetos concorrentes nos tr√™s anos de concurso e nas v√°rias campanhas de comunica√ß√£o das Festas de Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.