Home » Cultura » Livros » ESCAPARATE DE LIVROS EM 24 DE AGOSTO

ESCAPARATE DE LIVROS EM 24 DE AGOSTO

MÁ DESPESA PÚBLICA Sinopse (Editor: Aletheia).

O livro nasceu do blogue e o blogue nasceu da necessidade de partilhar informação sobre a Má Despesa Pública em tempos de troika.

Todo e qualquer cidadão pode e deve consultar a forma como a todos os níveis do Estado se gasta o dinheiro dos seus impostos. Das juntas de freguesia aos governos, passando pelas câmaras municipais, fundações, institutos, empresas públicas e municipais, esbarra-se com constantes surpresas.

Neste livro pode conhecer os exemplos mais recentes e alguns erros cometidos no passado que parecem não ter servido de lição.

INTRODUÇÃO À TEORIA DO CONHECIMENTO Sinopse (Editor: Gradiva Publicações).

A teoria do conhecimento (ou epistemologia) é, juntamente com a metafísica, uma das disciplinas centrais da filosofia, a ela se dedicando muitos dos mais importantes filósofos de todos os tempos, como Platão, Descartes, Locke, Hume, Kant, Russell e outros. Nesta introdução à teoria do conhecimento, o autor faz muito mais do que simplesmente apresentar as ideias desses filósofos sobre problemas tão debatidos como o da própria definição do conhecimento, das fontes do conhecimento, da sua possibilidade e da justificação das nossas crenças. Numa linguagem simultaneamente simples e rigorosa, o autor mostra-nos como tais ideias foram, e continuam a ser, intensamente discutidas, envolvendo-nos na sua discussão. As primeiras secções de cada capítulo apresentam de forma muito acessível, mesmo ao leitor sem grande formação filosófica, temas como a percepção, a memória, o testemunho, o conhecimento a priori, bem como as teorias cépticas, inatistas, empiristas, racionalistas, fundacionalistas, coerentistas, realistas e idealistas, entre outras. As secções seguintes não deixam insatisfeito o leitor interessado em aprofundar um pouco mais as discussões, familiarizando-o com os seus desenvolvimentos mais recentes, em que se destacam nomes como os de Gettier, Quine, Nozick, Rorty, Plantinga, Nagel, Goldman ou Bonjour. Um dos aspectos que torna a discussão mais viva e interessante é o frequente recurso a esclarecedores e oportunos exemplos do cinema e da literatura.

Numa linguagem simultaneamente simples e rigorosa, com recurso a esclarecedores exemplos do cinema e da literatura, o autor mostra-nos como as ideias em torno da natureza do conhecimento foram, e continuam a ser, intensamente discutidas, e convida-nos a entrar nessa discussão. Um livro imprescindível para estudantes e professores de filosofia dos vários níveis, estudantes de psicologia, juristas e estudante de direito e qualquer pessoa interessada na filosofia em geral.

Trata-se de um livro imprescindível não só a estudantes e professores de filosofia dos vários níveis como a qualquer pessoa interessada em compreender as ideias dos grandes filósofos do passado e do presente.

Eis algumas das questões centrais da teoria do conhecimento tratadas neste livro:

-O que é o conhecimento?

-Que tipos de conhecimento há?

-Como justificar adequadamente as nossas crenças?

-Qual o papel da percepção e dos sentidos na justificação das nossas crenças?

-Qual o papel da memória na justificação das nossas crenças?

-O testemunho será uma fonte fiável de conhecimento?

-Podemos saber algo sobre o mundo raciocinando apenas?

-Como justificar o raciocínio indutivo?

-Sabemos mesmo que o mundo exterior existe?

-Sabemos que não podemos estar sempre enganados?

-Haverá realmente conhecimento sobre questões morais?

-É possível justificar a crença na existência (ou na inexistência) de Deus?

-Será que podemos saber se há outras mentes além da nossa?

São discutidas perspectivas de autores do passado e actuais: Platão, Descartes, Locke, Berkeley, Leibniz, Hume, Kant, Reid, Russell, Wittgenstein, Sellars, Quine, Rorty, Nozick e Dretske, entre outros.

Ao longo do livro o autor recorre a exemplos ilustrativos de filmes de Ridley Scott, Christopher Nolan, Clint Eastwood, Sergio Leone, Alan Parker, François Truffaut, David Cronenberg, J.-P. Jeunet, Bob Fosse e Woody Allen, entre outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.