Escola de Mulheres apresenta a 30 novembro (21h30) no Cine-Teatro S. João, em Palmela, “O Punho”, espetáculo a partir da obra homónima de Bernardo Santareno, “O Punho”, a 69.ª produção da Escola de Mulheres, a última versão cénica com assinatura de Fernanda Lapa (1943-2020).
A peça, com organização do Município de Palmela, aborda um período decisivo na história recente, a Reforma Agrária. Tem a duração de 90 minutos e um valor de bilheteira de 5€ (Cine-Teatro S. João e www.bol.pt).
Mais informações: 212 336 630, cultura@cm-palmela.pt e www.escolademulheres.com.
Sinopse
«Na derradeira peça de Bernardo Santareno (1980), O Punho, o motor central da ação é a luta de classes no contexto da Reforma Agrária no Alentejo. As duas personagens principais – a camponesa Maria do Sacramento e a latifundiária D. Mafalda são, simultaneamente, protagonistas e antagonistas. Duas mulheres fortíssimas em lados opostos da barricada e que são das mais belas e comoventes personagens do teatro português.
A ação passa-se no antes, durante e depois da Reforma Agrária – 3 anos. Este período marcante e fraturante da história de Portugal dos anos 70 e que, atualmente, quase se tornou um tabu, é aqui transposta para a cena teatral sem maniqueísmos, ressalvando a humanidade das personagens levadas a agir pelo seu sentido de classe, pelo sofrimento e pelos afetos. Um Coro trágico vai sublinhando ou suscitando a ação à maneira dos Gregos».