Home » Sociedade » Notícia* » Escoteiros celebram 110 anos com exposição
Escoteiros celebram 110 anos com exposição

Escoteiros celebram 110 anos com exposição

A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) assinala o seu 110.º aniversário com a exposição fotográfica comemorativa “Há 110 anos de história em cada um de nós”, que irá estar patente em todo o país, apresentando uma profunda imersão na história, valores e conquistas que moldaram a jornada da associação desde a sua fundação.

Esta exposição itinerante da AEP irá estar exposta no evento de celebração dos 110 anos da AEP em Portugal, no dia 9 de setembro, no Auditório Sra. Boa Nova, do Centro Paroquial do Estoril.

O evento de celebração dos 110 anos da AEP terá início às 16h00 e contará com a presença da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dra. Selene Martinho, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, do Presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Dr. Pedro Soares, entre outros, que se juntarão à AEP para celebrar esta importante data.

Na exposição “Há 110 anos de história em cada um de nós”, a AEP conta, através de imagens, como uma das maiores associações juvenis do país tem acompanhado a evolução da sociedade e dos próprios jovens, mantendo-se relevante e continuando a marcar gerações através do mesmo propósito: educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade.

O evento de celebração do aniversário da AEP será composto por uma manhã repleta de conferências e grupos de discussão sobre a visão para o futuro do movimento escotista a nível internacional. “Um mundo pacífico e inclusivo”, “Um mundo sustentável” e “Um mundo moldado pela juventude” são alguns dos temas que estarão em debate e onde vários oradores vão partilhar as suas experiências e perspetivas, bem como desafiar os participantes a pensar como é que o Escotismo vai continuar a mostrar-se relevante enquanto maior movimento juvenil do mundo.

Durante o período da tarde, o programa reserva a celebração formal do 110.º aniversário, com um painel onde antigos escoteiros da AEP vão ser convidados a partilhar como é que o Escotismo enriqueceu os seus percursos pessoais e profissionais, que aprendizagens levam consigo e deixar a sua visão sobre como a AEP pode continuar a fazer a diferença na vida das próximas gerações.

Neste ano especial, em que a AEP comemora 110 anos de existência em Portugal, é para nós um orgulho apresentar a exposição “Há 110 anos de história em cada um de nós”. São 110 anos em que temos testemunhado a construção de uma história rica, repleta de momentos significativos que refletem a nossa profunda ligação com a Natureza, o nosso compromisso com o trabalho em equipa, a nossa capacidade de liderança, e o papel fundamental de desenvolvimento pessoal na formação de jovens cidadãos. São 110 anos de desafios superados com resiliência, uma qualidade que nos permitiu perpetuar os nobres ideais de Baden Powell até aos dias de hoje”, destaca Ana Proença, Escoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal.

A história da AEP teve início em 1913, quando um grupo de escoteiros ingleses ajudou a resgatar a tripulação de um barco português naufragado no Canal da Mancha. A chegada deste grupo de jovens a Lisboa foi a melhor propaganda para o Escotismo no país, e assim, no dia 6 de setembro desse mesmo ano, nasceu a primeira associação de escoteiros em Portugal. Essa iniciativa pioneira prosperou e expandiu-se ao longo do tempo, alcançando todo o território nacional.

Desde a sua fundação, a AEP tem desempenhado um papel fundamental na sociedade portuguesa, cultivando não apenas as habilidades práticas, mas também valores essenciais, como, por exemplo, a responsabilidade, a solidariedade e a dedicação ao serviço comunitário. A história destes 110 anos é o testemunho vivo de inúmeras gerações de jovens que passaram pelo movimento escotista, cada uma delas contribuindo para a evolução e vitalidade contínua da associação em Portugal”, reforça Ana Proença, Escoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal.

Um elemento icónico na trajetória da AEP em Portugal são as 26 edições do Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal já realizadas até ao momento no território nacional, eventos que refletem os 110 anos de dedicação e empenho da associação. Ao longo do tempo, o ACNAC foi tanto moldado pela sociedade, quanto contribuiu para a sua transformação, reforçando a importância de construir uma sociedade mais equitativa, sustentável e justa.

Sobre a Associação dos Escoteiros de Portugal

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. São os fundadores do Escotismo Português, representando no nosso país, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.

Os Escoteiros de Portugal são a mais antiga organização juvenil portuguesa e contam com milhares de jovens em Grupos de Escoteiros espalhados por todo o Continente e Regiões Autónomas. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior Movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 57 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 172 países e territórios.

Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.

Mais informações sobre os Escoteiros de Portugal em www.escoteiros.pt ou através das redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.