Home » Desporto » Atletas » Escultura homenageia atleta na Vila da Luz em Lagos
Escultura homenageia atleta na Vila da Luz em Lagos

Escultura homenageia atleta na Vila da Luz em Lagos

Foi hoje instalada, num miradouro da Vila da Luz, a escultura em pedra, da autoria da artista lacobrigense Rita Pereira, iniciativa que constitui uma homenagem a Mathias Sandeck, jovem atleta algarvio falecido em competição em 2019.

Mathias Sandeck , que tinha dupla nacionalidade (portuguesa e alemã) e residia no concelho de Lagos desde os cinco meses de idade, integrava a Seleção Nacional de Pesca Submarina, tendo falecido quando participava no XXXII Campeonato Euro-Africano na Dinamarca. Um grave acidente ocorrido ao segundo dia de competição, no dia 8 de agosto de 2019, viria a provocar a morte deste jovem atleta, uma partida prematura que abalou profundamente amigos e família.

A escultura em pedra calcária, feita em sua homenagem e doada ao município, representa, conforme explica a sua criadora, “a descida ao fundo do mar, uma dança entre a vida e a morte”. Os dois elementos no topo da escultura representam as barbatanas num movimento congelado e eternizado. Onde o existir e o deixar de existir se encontram, coexistindo aqui e fazendo parte do mesmo universo”. A peça foi instalada no miradouro da “Prainha” (junto à rampa dos pescadores) na Praia e Vila da Luz, tendo igualmente como objetivo a qualificação do espaço público.

A instalação foi acompanhada por familiares e pelo grupo de amigos próximos de Mathias Sandeck que fizeram questão de testemunhar o momento.

Sobre a autora:

Rita Pereira, mais conhecida por “RoMP” (Rita os meus Pés), é licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL e Mestre em Design de Produto pela ASAD.CR. Realizou trabalhos em parceria com o Studio Astolfi, onde criou objetos em pedra para a montra da loja Hermès Lisboa. Desenhou mobiliário para a nova marca MANTA, apresentada durante a Maison et Objet Paris, em 2017. Em 2018 participou como escultora no 5.º Simposio Internazional di Scultura di Vitulano (Itália), o seu primeiro simpósio onde realizou a escultura intitulada de “Aparição”. Em 2019 realizou a sua primeira escultura pública, inserida no projeto Lugares de Globalização, exposta na vila de Monchique com o título “Árvore Monumental”. É artista residente do LAC – Laboratório de Artes Criativas, em Lagos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.