Home » Música & Eventos » Concertos* » Espetáculo de música clássica indiana no Museu do Oriente

Espetáculo de música clássica indiana no Museu do Oriente

Paulo Sousa e Niraj Kumar protagonizam um concerto de música hindustânica, a música clássica do Norte da Índia, no dia 7 de Novembro, às 21.30, no Museu do Oriente.

Com uma sonoridade distinta da música carnática, ou música clássica do Sul da Índia, a música hindustânica tem uma forte influência islâmica, nomeadamente persa, e do pensamento sufi.

O programa inclui a interpretação do “Raga Bhimpalasi”, uma referência no repertório clássico, tocado tradicionalmente ao final da tarde.

Trata-se de um dos mais belos e inspiradores ragas, celebrizado no Ocidente por Ravi Shankar, que o interpretou no icónico Festival de Monterey, em Junho de 1967. Vários temas de grande popularidade utilizados nos filmes de Bollywood baseiam-se neste raga.

Será ainda executado um solo de tabla, assim como um “Dhun”, peça popular instrumental, proporcionando ao público uma experiência do colorido e da diversidade da música hindustânica.

O etnomusicólogo Paulo Sousa é um dos músicos portugueses que mais tem divulgado o sitar e a música hindustânica em Portugal, através dos muitos concertos que realizou na última década. Destacam-se os trabalhos “LisGoa” com António Chaínho e “Krishna – O Amante Divino” com Tarikavali. Foi aluno do mestre de sitar e rudravina, Pandit Hindraj Divekar, na cidade de Puna, Índia, onde permaneceu cerca de um ano, ao abrigo de uma bolsa da Fundação Oriente. Para além das actuações ao vivo, tem sido convidado para conferências sobre o sitar e a música hindustânica em várias instituições académicas e culturais. A sua abordagem a este instrumento revela um perfil eclético, resultado do seu percurso por diferentes géneros musicais.

Nascido na Índia, o tablista Niraj Kumar estudou na Benares Hindu University. O seu estilo de interpretação identifica-se com a escola (gharana) de Amta e Benares, tendo estudado com mestres como Pandit Chote Lal Mishra e Ustad Alla Rakha. Acompanhou, entre outros, o grande Nusrat Fateh Ali Khan. Já sediado na Europa, apresentou-se em inúmeros palcos, destacando-se uma actuação com Paco de Lucia. Nos últimos anos, tem protagonizado concertos em várias capitais europeias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.