Carlos Mendes, cantor e compositor detentor de sucessos marcantes, foi homenageado no domingo na celebração dos 60 anos de carreira, num espetáculo realizado no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, que angariou fundos para o CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo a nível nacional.
No final da Gala Solidária Lions – Alívio à Fome, organizada pelo Distrito Múltiplo 115 do Lions Clube, através da Assessoria do Alívio à Fome 2024/2025 e em parceria com o município, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou a importância de o espetáculo ter sido, em simultâneo, uma homenagem e um evento solidário.
“Quero agradecer ao Lions por fazer o dois em um, que é fazer a homenagem a um artista, a uma figura da nossa sociedade, e, ao mesmo tempo, fazermos aqui um momento de solidariedade. Este dois em um é muito importante”, disse o autarca, sublinhando que era “um privilégio participar” naquela “grande iniciativa”.
No espetáculo participaram Carlos Mendes, alguns seus amigos próximos, como os cantores Carlos Alberto Moniz e Vitorino Salomé e o maestro António Victorino de Almeida, e o Coral Luísa Todi, tendo igualmente subido ao palco o seu filho Miguel Mendes e o irmão, Jaime Mendes.
Carlos Mendes, de 77 anos, foi um dos fundadores do grupo pop-rock Sheiks, em 1963, e ganhou por duas vezes o Festival RTP da Canção, em 1968 e 1972, após iniciar uma carreira a solo. Foi também arquiteto, ator e desde 2018 apresenta o programa de televisão “Autores”, da Sociedade Portuguesa de Autores, transmitido pela TVI.