Home » ZZZ Autores » Ernani Balsa » Estamos conversados!…

Estamos conversados!…

Para facilitar as coisas e não perdermos muito tempo, até porque me culpo muitas vezes de estender demasiado a prosa, poderíamos reduzir este texto a duas ideias chave.

Primeiro, Ricardo Salgado foi detido, interrogado, constituído arguido, pagou 3 milhões de caução, ficou proibido de se ausentar do país e de contactar com algumas pessoas e foi libertado… e vai continuar tudo na mesma… Se eu já tivesse netos, provavelmente eles continuariam toda a vida sem saber o desfecho desta novela, porque estas coisas não têm epílogo, adormecem na passividade de um povo que é avesso a conclusões, até porque não as havendo, pode-se sempre continuar a especular.

Segundo, a Guiné Equatorial acabou por entrar para a CPLP e o Presidente Teodoro Obiang entrou na cimeira vencedor e saiu vitorioso, depois de proporcionar uma das maiores humilhações a Portugal, em termos diplomáticos e não só, de que há memória. O vómito que previ no meu texto da semana passada, teve lugar e só por respeito e horror a actos de mau gosto, não aconteceu aqui, para não emporcalhar mais a realidade. Na Guiné Equatorial continuará tudo na mesma, as condenações à morte sucederão, se não de forma oficial, de outro modo qualquer, os direitos humanos continuarão a ser esquecidos e ninguém mais falará Português, a não ser aqueles que o terão aprendido por uma questão de vontade própria. Ouvir um ministro daquele país a dizer que o próprio Presidente Obiang já anda a aprender a lusa língua, quase me deu vontade de rir, se não estivesse agoniado com o meu vómito. Nesta adesão a acta foi assinada a petróleo, que é o que realmente interessa neste negócio.

E pronto!… Como devem concordar, ficava o meu artigo por aqui, tendo dito tudo…

Mas esta minha propensão a escrever em liberdade de pensamento e de espaço, lá vai estragar o sintetismo do que realmente é importante.

Podem esperar sentados que Ricardo Salgado não irá sofrer danosas beliscaduras. Basta juntar dois e dois e fácil será concluir que tal personagem sabe demais e assim sendo, há muita gente que tudo fará para que ele fale apenas o indispensável. As ligações do BES, do GES e da família Espírito Santos, em geral, a tudo quanto são governos e centros de decisão, é tão profunda e tão enraizada no nosso sistema político, antes e depois do 25 de Abril, que seria uma derrocada abismal se ele revelasse tudo o que sabe. É bom portanto que fique caladinho e balbucie apenas aquele tipo de revelações ou justificações que chegam para o assunto ser embrulhado no esquecimento e reciclado em novo papel de crédito ou outro. Daqui a uns tempos, tudo ficará de novo a funcionar. De qualquer maneira, os milhões que andam por esse mundo escondidos nos mais diversos paraísos fiscais, irão ter aos bolsos de quem o ganhou com o suor dos seus negócios escuros. Ao Espírito Santo o que é do Espírito Santo. Amen!…

No caso da Guiné Equatorial o caso é mais difícil de engolir. Faz-me engulhos!… É parte da minha nacionalidade e identidade nacional que foi ferida, que foi mutilada, que foi vilipendiada. E o pior de tudo é que o foi, com a conluio, voluntário ou não, dos mais altos dignitários do Estado Português. Assistir aos contornos daquela cimeira, foi revoltante. Os papeis inverteram-se e foi afinal o Presidente Teodoro Obiang o anfitrião que recebeu todos os outros representantes dos países integrantes da CPLP. Ele parecia o imperador a dar uma audiência aos vassalos, tudo em nome da sua incomensurável vaidade e ostentação.

Como já vem sendo hábito, Portugal perdeu em toda a linha! Criou mais um caso fantasma de corrupção e crime financeiro que não vai acabar, nem bem nem mal. Simplesmente, não vai!… E vai ter de conviver civilizada e diplomaticamente com uma das figuras mais sinistras da cena política Africana e quase que prestar-lhe vassalagem, em nome do petróleo que lhe brota do olhar raiado de sangue e sofrimento do seu povo.

Estamos conversados!…

Por:Ernani Balsa
“escreve sem acordo ortográfico”

Partilhe:
Para facilitar as coisas e não perdermos muito tempo, até porque me culpo muitas vezes de estender demasiado a prosa, poderíamos reduzir este texto a duas ideias chave. Primeiro, Ricardo Salgado foi detido, interrogado, constituído arguido, pagou 3 milhões de caução, ficou proibido de se ausentar do país e de contactar com algumas pessoas e foi libertado... e vai continuar tudo na mesma... Se eu já tivesse netos, provavelmente eles continuariam toda a vida sem saber o desfecho desta novela, porque estas coisas não têm epílogo, adormecem na passividade de um povo que é avesso a conclusões, até porque não…

Review Overview

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

2 comments

  1. António d'Almeida

    Aplaudo o texto mas,gostaria que a conversa não acabasse.
    Um abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.