Site icon Ipressjournal

Estatuto Editorial

Estatuto Editorial do iPress Journal

I. O iPress Journal é propriedade da empresa SpringParty-Audiovisuais. Lda. Não obstante, a sua orientação e o seu conteúdo dependem em última instância do seu Diretor. Assim sendo, o iPress Journal defende a liberdade de expressão e a liberdade de informar. O iPress Journal é independente. É com os leitores que o iPress Journal assume um compromisso.

II. O iPress Journal é um jornal digital de âmbito regional, distrital e nacional bem como de cariz além-fronteiras, nomeadamente os Países de expressão de língua Portuguesa.

Em suma, o iPress Journal aposta numa informação diversificada de âmbito nacional e internacional, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural que se envolva o mais possível no projecto editorial.

III. O iPress Journal entende que as publicações de natureza informativa devem ser independentes pois só assim cumprem a sua função essencial perante a sociedade. Neste prisma, as publicações informativas não são instrumentos ou meios ao serviço de determinados objetivos, por mais louváveis que estes sejam, mas instituições autónomas através das quais os cidadãos podem, em liberdade e pluralismo, procurar o esclarecimento de que necessitam para o exercício das suas opções.

IV. O iPress Journal considera, no entanto, que determinadas causas comuns à cidadania como sejam a da defesa das liberdades fundamentais e da democracia; de um ambiente saudável que não coloque em risco as gerações futuras; da língua e do legado histórico nacional, da paz, do incitamento à participação da sociedade civil, sem prejuízo do pluralismo de opinião e de conceder voz a todas as correntes, nunca renunciando à capacidade crítica.

V. O iPress Journal assume-se como independente dos poderes políticos e económicos, bem como de qualquer credo, de qualquer doutrina ou ideologia, respeitando todas as opiniões ou crenças.

VI. O iPress Journal distingue claramente as notícias – que deverão ser objetivas, circunscrevendo-se à narração, à relacionação e à análise dos factos para cujo apuramento devem ser ouvidas as diversas partes, e as opiniões, ou crónicas, que deverão ser assinadas por quem as defende, claramente identificáveis.

VII. O iPress Journal sabe que a seleção dos artigos a publicar, a sua colocação em páginas online, a colunagem dos respetivos títulos, a ilustração com fotografias, ou cartoons devem obedecer a critérios de inserção baseados na relevância dos textos e não nas convicções ideológicas ou interesses particulares de quem as escreve, escolhe ou página.

VIII. O iPress Journal recusa-se, a alimentar qualquer tipo de sensacionalismo que ponha em perigo o jornalismo de qualidade.

IX. O iPress Journal considera que uma sociedade informada, transparente e participativa é condição base para o desenvolvimento individual e coletivo, económico e intelectual.

Lino Gonçalves
Director de Informação

—————————————–

Sinopse de iPressJournal

Porque o jornalismo moderno exige mais do que a simples descrição dos factos ou a transcrição de declarações e pressreleases, implicando também uma capacidade crítica e a obrigação de ser útil aos leitores, o iPressJournal não pratica um jornalismo tendencioso, ou de fação, mas informa e investiga, com sensibilidade, publica para as suas páginas casos humanos relatados com dignidade e elegância, dando a palavra aos cidadãos para livre expressão.

Pretendemos implantar uma cultura editorial exigente e atenta à inovação, de forma a não desiludir os leitores mais críticos, sempre com um fortíssimo sentido de responsabilidade social, sobre o qual se erguem os princípios sagrados da liberdade de Imprensa.

Em nenhum caso o rigor da informação será sacrificado em face de outros critérios, numa conceção editorial que corresponde a uma dupla exigência, de qualidade e de diversidade, com áreas de informação e tempos de leitura diferenciados. Cada uma destas áreas de informação, abrangendo, em, todos os géneros jornalísticos – da entrevista à reportagem ou da notícia à crónica, apresenta características específicas que determinam diferenças de estilo gráfico e redatorial.

Em virtude da periodicidade não diária do jornal (semanal), a componente noticiosa irá abordar incidentes relevantes do passado recente, mas inevitavelmente colocar os olhos no futuro, mantendo a publicação o mais atual possível, do ponto de vista informativo. Noticiar é, pois, anunciar o que é novo.

O fator humano é para nós essencial numa informação que se quer viva e que não se limita a um repositório de acontecimentos e situações. Não obstante, os pormenores acessórios que intervêm na descrição humanizada de um facto não devem fazer perder de vista o essencial.

O poder do jornalismo só tem efetiva legitimidade se não se confunde com nenhum outro, sendo certo que o trabalho jornalístico, tal como o trabalho artístico ou científico, constitui um fim em si mesmo.

O iPressJournal não é o mensageiro de uma verdade instrumental com objetivos políticos, sociais, económicos, raciais ou culturais. Respeitando as regras de ouro da técnica e da deontologia, maior será a sua credibilidade junto dos leitores e concidadãos que serve, e com os quais assume o seu primordial compromisso.

Lino Gonçalves
Director de Informação

Exit mobile version